Como plantar couve

Tempo de leitura: 6 minutos

A couve (Brassica oleracea Grupo Acephala) uma planta herbácea, com tempo indefinido de produção. Possui o caule ereto, por vezes longo, com folhas grandes, coriáceas, coloração verde-claro a escuro conforme a variedade e pode atingir cerca de 60 a 1,0 metros de altura.

A couve é uma planta muito utilizada na culinária, especialmente para sopas ou acompanhamento de alguns pratos. Tem inúmeros benefícios e, por isso, deve fazer parte da composição de uma dieta equilibrada e saudável.

Muitas pessoas optam por cultivar as suas próprias couves, para que as possam ter sempre à sua disposição e para que saibam exatamente o que estão a comer, podendo assim usufruir delas de forma saudável, livre de contaminações, adubos artificiais e substâncias menos apropriadas ao consumo.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar couve.

Cultivares: Tipos de Couve

Tipos de couve
Tipos de couve.

Atualmente existem diversos tipos de couves, entre as quais destacam-se:

Couve-manteiga: É um tipo de couve muito apreciada em vários tipos de pratos, servindo inclusive para fazer sucos.

Couve-verde: É o tipo de couve que contém uma quantidade maior de nutrientes (couve mostarda, conservada em salmoura).

Savoy: Origem Italiana são as folhas são em novelo e largas, pode-se estufar ou rechear e em saladas.

Bruxelas: São couve repolho em miniatura resultam dos rebentos ao longo de um tronco de uma couve.

Couve Flor: É considerada a aristocrata da família das couves, pode-se comer crua, cozida e ao gratin.

Couve Roxa: É servida para acompanhar caça e porco adicionada com vinagre, maçã, etc. Ótima em saladas marinadas.

Pak Choy: É de origem Chinesa normalmente é servida em Stir-fried e em saladas.

Couve Coração-de-Boi: Como o nome indica é em forma de coração, tipo repolho. Boa para sopas, estufados, etc.

Couve branca: É de origem Alemã usada em salada coleslaws e sauerkraut.

Couve portuguesa: É de origem portuguesa folha verde escura, rija. Serve para caldo verde

Couve kohlrabi: É de origem alemã é uma mistura de couve com nabo existe 2 tipos: Uma na cor verde e outra cor roxa. Come-se como legume, à lá creme.

Local de plantio

O local escolhido deve estar fofo para facilitar o desenvolvimento das raízes. As plantas devem preferencialmente receber sol o dia inteiro.

O importante é que a terra esteja adubada com material orgânico para enriquecê-lo de nutrientes, sendo capaz de proporcionar uma boa nutrição para as couves.

O solo deve reter bem a umidade, mas deve ser bem drenado, ser fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio e rico em matéria orgânica. O PH do solo deve estar entre 6 e 7,5.

Para plantar em vasos é necessário com um mínimo de 25 cm de diâmetro.

Época de plantio

A couve possui cultivares que podem ser cultivadas em temperaturas altas, porém é uma hortaliça que melhor se desenvolve em clima ameno ou frio. A couve é normalmente cultivada durante o outono e o inverno em regiões de clima mais quente já que o calor reduz o crescimento e a qualidade das folhas. Em locais onde o clima é ameno a couve poder se cultivada o ano todo.

Cultivo

O primeiro passo para o plantio é escolher a cultivar de couve mais adequada ao clica da região. O plantio pode ser feito através de sementes e mudas retiradas de plantas já adultas, estas devem ser retirados preferencialmente da base da planta, já com aproximadamente 20 cm de comprimento ou mais.

As sementes podem ser semeadas diretamente na horta ou podem ser semeadas em sementeiras e outros recipientes, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras e estão com pelo menos 10 cm de altura. De preferencia para realizar o transplante das mudas em dias nublados e chuvosos ou no fim da tarde quando o calor for menor, irrigando logo após.

As sementes devem ser semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade A couve germina normalmente dentro de uma semana ou duas.

O espaçamento entre plantas pode variar devido ao tipo de cultivar e as condições de cultivo, mas geralmente um espaçamento de 50 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e de 25 a 50 cm entre as plantas é adequado. Quanto maior o espaço melhor para o desenvolvimento das folhas.

Na adubação do solo pode-se usar esterco bovino curtido.

Caso algumas mudas não se desenvolvam dentro de alguns dias, retire-as e faça um novo replante. Molhe as plantas 2 vezes ao dia, de manhã e a tarde.

Irrigação

O solo deve ser mantido sempre úmido, mas sem que fique encharcado, pois isso poderia prejudicar as raízes e favorecer o surgimento de doenças.

Colheita

A colheita das folhas da couve inicia-se normalmente de 10 a 16 semanas após o plantio. Plantas mais jovem podem ter suas folhas colhidas, mas isso pode prejudicar o crescimento das plantas. Procure evitar colher às folhas nas horas mais quentes do dia.

Benefícios da Couve

A Couve é um alimento nutritivo que proporciona vários benefícios para a saúde, é bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. A Couve é rica em Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, Vitamina C e vitamina K. A Couve ainda é uma excelente fonte de Cálcio, cloro, enxofre, Ferro, Fósforo, Magnésio, silício e sódio. E muito nutritiva e de fácil digestão e possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias.

Couve também é Rica em Vitamina C. Uma xícara de Couve cordialmente oferece (mais de 88% da nossa RDA), não é apenas um poderoso antioxidante, mas também reduz a pressão arterial, garante um sistema imunológico saudável, e luta contra as doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e Degeneração Macular.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila, substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem, rejuvenesce. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio.

Dica da horta: Como plantar couve em vasos

Couve plantada em vasos.
Couve plantada em vasos.

Para o plantio e o desenvolvimento de sua couve no vasinho são necessários pelo menos 15 centímetros de espaço para a couve crescer em um vaso de 25 centímetros de diâmetro.

Verifique se o vasinho tem furos no fundo e se achar necessário faça mais alguns nas laterais para a escoação da água.

Coloque seu vasinho em local onde a hortaliça possa receber luz do sol.

Aproveite a sua couve sem agrotóxicos e fresquinha. 🙂

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*