Como plantar espinafre

Tempo de leitura: 7 minutos

O Espinafre (Spinacia oleracea) é uma hortaliça que possuí apenas duas espécies. Uma delas é originária do sul da Ásia e na Nova Zelândia. O espinafre asiático também conhecido como “espinafre verdadeiro” é o mais consumido pelos americanos e europeus. No Brasil o espinafre veio com a colonização portuguesa, e o mais consumido é o espinafre Nova Zelândia.

O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. Rico em ferro, A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício.

Por conta de possuir todas essas vitaminas e minerais tornam o espinafre um grande aliado para pessoas com anemia, desnutrição, hipertensão e cálculos renais.

Um dos grandes problemas do espinafre é a sua baixa durabilidade, mas isso pode ser contornado conservando-o em refrigerador o que vai fazer com que ele possa durar por até cinco dias.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar  espinafre.

Cultivares: Os tipos de espinafre

Tipos de espinafre
Tipos de rabanete. Espinafre Nova Zelândia e espinafre Verdadeiro ou Popeye.

Existem dois tipos de espinafre, originários de diferentes regiões. Um deles pertence à família Chenopodiaceae, o mesmo da beterraba e da acelga, sendo este o preferido na Europa e Estados Unidos. O outro é da família Aizoaceae, este tem folhas triangulares e é a espécie mais consumida no Brasil. São cultivados principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Local de plantio

O espinafre é uma hortaliça que não necessita diretamente de calor. O local escolhido deve receber luz parcial, de preferencia para os períodos da manha onde o sol e mais fresco.

O local deve ter boa drenagem, boa fertilidade e possuir matéria orgânica e nitrogênio suficientes para o bom desenvolvimento do espinafre. O pH deve ficar entre 6 e 7,5.

Época de plantio

A temperatura ideal para o cultivo do espinafre é entre 18 e 24 graus, nessas condições ele crescerá bem e saudável.

Nas regiões com clima mais quente o ideal é cultivá-lo entre março e julho, como esses meses mais frescos, o espinafre terá melhor desenvolvimento já que o calor em excesso prejudica o seu crescimento causa florescimento precoce. Caso deseje plantar, pode optar também por outras cultivares que florescem o ano todo.

Cultivo

As sementes do espinafre podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou plantado em sementeiras ou bandejas, pois as mudas podem ser transplantadas depois.

Para melhorar o processo de germinação antes de realizar o plantio deixa a sementes de “molho” na água por 24 horas. Ao realizar o plantio coloque apenas duas ou três sementes na mesma cova.

As covas feitas para o plantio devem ter dois centímetros de profundidade, já o espaço entre as mesmas pode variar de acordo com a espécie e cultivar utilizada, mas recomenda-se 40 centímetros de distância entres covas.

A hortaliça é pouco exigente no que se trata de solo, mas se adapta bem a de solo leve e de textura média e fértil.

Pode-se utilizar esterco bovino curtido para realizar a adubação do espinafre. Deve-se ter o cuidado de observar o calcário no solo, pois é essencial para o desenvolvimento do espinafre.

O espinafre é uma planta muito resistente a doenças e pragas, mas possui como seus inimigos maiores inimigos fungos, lesmas e pássaros que comem as folhas ou sugam a hortaliça. Uma dica é sempre deixar a sua horta limpa e livre das ervas daninhas para evitar esses intrusos.

Irrigação

O espinafre é uma hortaliça que gosta de ser regada. Se optar por plantar em canteiro deve rega-lo a cada dois dias, mas se optou por sementeira deve regar diariamente.

O solo encharcado pode prejudicar e causar doenças no espinafre, por isso é bom ficar atendo e sempre regar apenas para deixar a terra úmida e não encharcada.

Colheita

As folhas do espinafre podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio.

Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as folhas mais externas que estão bem desenvolvidas.

O espinafre também pode ser arrancado inteiro ou pode ser cortado a aproximadamente 2,5 cm acima do solo, sendo que neste último caso a planta pode rebrotar e produzir nova colheita.

Quando cultivado em clima quente, colha a planta inteira antes do surgimento da inflorescência.

Assim você sempre terá um espinafre fresquinho na sua horta.

Benefícios do Espinafre

O espinafre é um alimento altamente nutritivo. E sendo uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B e vitamina K. Além disso, Ele contém uma variedade de minerais como o ferro, o cálcio, magnésio, manganês, potássio e sódio. Apesar de ser rico em muitos nutrientes, o espinafre é muito baixa em calorias. Ele fornece apenas 23 calorias por 100 gramas de seu consumo. O espinafre ainda é rico em antioxidantes e fibra alimentar.




O espinafre é rico também em luteína e zeaxantina, este composto fazem maravilhas para a saúde dos olhos. Estes carotenoides prevenir doenças como a degeneração macular, fotofobia e cataratas. Estas desordens relacionadas com a idade podem ser prevenidas pelo consumo de espinafre. Assim, este alimento é altamente recomendado para pessoas de idade.

Além do fato de possuir poucas calorias o espinafre é altamente rico em fibras o que auxilia na redução de peso, pois a fibras causam a saciedade e evita que se sinta fome o tempo todo.

Dica da horta: Como plantar espinafre em vasos

Espinafre em vasos
Espinafre plantado em vasos.

O espinafre desenvolve-se muito bem em vaso. Escolha um vaso comprido e escolha terra com muita matéria orgânica. Tenha atenção à umidade da terra, no vaso a terra pode secar rapidamente se não for regado todos os dias. Evite locais muito quentes conforme foi mencionado acima o espinafre gosta parcialmente do sol, sou seja procure um local onde ele fica no sol no período mais fresco.

Como se trata de uma planta de grande produção não é necessário semear muito basta para ter uma boa quantidade de plantas, tente espaçar cada semente de 2 a 4 centímetros na altura de semear.

Encha 1/3 do vaso ou jardineira com pedriscos para facilitar a drenagem da água. Lembre-se de que os vasos devem ter furos para não acumular água no fundo.

Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia, enchendo quase até a borda do vaso. Mexa bastante para misturar os diferentes tipos de compostos, tente utilizar também estrume de vaca se conseguir encontrar.

Outra dica pra quem não gosta de espinafre é misturá-lo com alguma outra comida. Aqui em casa eu sempre coloco espinafre nos bolinhos de trigo que faço para tomar café. Fica muito gosto e não se sente que gostinho meio amargo do espinafre.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Fontes: cptcursos, revistagloborural.

2 Comentários

  1. Julio

    Parabéns , obrigado pela dica, vou adicionar em meu cardápio, alimentar

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*