Como plantar morango

Tempo de leitura: 7 minutos

O morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.), planta rasteira da família das rosáceas tem origem nas Américas. O inicio do cultivo do morango no Brasil não é bem conhecido, mas sabe-se que a cultura começou a se expandir em 1.960 com o lançamento da cultivar Campinas.

O morangueiro possui folhas ovaladas e flores de pétalas brancas. Ao contrário do que se pode imaginar os verdadeiros frutos do morango são os pequenos pontinho pretos presos ao fruto comestível e suculento, que na realidade é apenas o receptáculo hipertrofiado da flor.

Rico em fibras, vitaminas e sais minerais o morango pode ser consumido “in natura” ou ainda serem industrializados, sendo transformados em balas, sucos, sorvetes, geleias e iogurtes e até mesmo cosméticos.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar morango.

Cultivares: Os tipos de morangos

Tipos de morango.
Tipos de morango.

O morangueiro é uma planta muito sensível às variações climáticas, suas cultivares tem características diferentes e se deve escolher a variedade de acordo com a região a ser plantada.

As variedades mais comuns do morango são:

Cultivar Konvoy-cascata: Variedade forte, de boa adaptação a clima frio. Os frutos são cônicos, pequenos, de cor vermelho escuro, polpa vermelho-clara, firme, perfumada e com sabor pouco ácido. Essa variedade é própria para uso industrial.

Cultivar Lassen: De boa adaptação a clima ameno, frutos cônicos, grandes, de polpa rosada, firme, doce e perfumada. Essa é a variedade de morango própria para mesa.

Cultivar Campinas: Adapta-se bem ao clima ameno. Essa variedade de morango é a mais plantada devido a sua precocidade. Seus frutos possuem polpa rosada, mole e adocicada, com aroma fraco.

Ao comprar sementes deve-se atentar as informações da embalagem para saber a cultivar ideal para o seu local de plantio.

Local de plantio

Os morangos podem ser plantados em vasos ou no como no chão se você dispõe de suficiente espaço na sua horta ou jardim. Cabe destacar que o morango é uma planta que se enraíza muito fácil e não supõe muitos problemas na hora de plantar.

O morango precisa de solo rico em matéria orgânica, com estrutura areno-argilosa para permitir o desenvolvimento perfeito das raízes e também que o solo possua boa drenagem.

O morango deve ser cultivado com bastante luminosidade do sol. Evite a exposição do morango a ventos moderados e intensos. Escolha um local onde a planta ficará abrigada de geada, granizo e chuvas intensas, pois as flores e os frutos não suportam tais condições.

Época de plantio

A época de plantio de morango varia de acordo com cada região. Uma variedade que se adapta bem em uma determinada região pode não se adaptar bem em outras, contraindo pragas e doenças que em sua área de origem não possui. No Rio grande do Sul, por exemplo, o plantio de se faz em março e abril, já em São Paulo nas regiões mais quentes se planta em abril e nas regiões mais frescas a melhor época para o plantio é de fevereiro a março.

Cultivo

Após escolhida a cultivar que se deseja plantar e tendo se em vista o período adequado de plantio, podemos ver como é feito o plantio do morango.

O plantio do morango em canteiro exige uma lavração do solo sessenta dias antes do inicio. Uma analise de solo preliminar irá indicar se a terra necessita de calcário.

Cada morango deve ter um espaço de 30×30 centímetros ou 30x 35 centímetros com quatro fileiras em canteiros baixos. Para um melhor desenvolvimento do morangueiro os canteiros devem ter 50 centímetros de distancia entre si.

Devido ao alto nível de sensibilidade do morangueiro a concorrência com o mato, recomenda-se a cobertura do solo com películas de plástico preto. Esse plástico colocado um mês após o plantio deve possuir furos para a saída os morangueiro, o uso do mesmo reduzirá a perda de frutos por podridão devido à umidade do solo e pragas do morangueiro.

Uma analise de solo imprescindível revelará se o solo necessita de correção com calcário e estabelecerá a quantidade ideal de adubos orgânicos ou minerais.

Procure sempre realizar o plantio do morango em condições de temperaturas amenas.

Irrigação

A primeira irrigação deve-se dar logo após o plantio, as demais devem ocorrer sempre ao entardecer.

Colheita

Os frutos do morangueiro começam a maturação de 2 a 3 meses após o plantio. O mercado, e a cultivar irão determinar a colheita dos morangos. No verão o ideal é colher quando estiver com metade vermelho e no inverso quando estiver com dois terços de sua superfície vermelhas.

A cultivar Lassen, pode ser colhida quando estiver na cor rosa e a Konvoy-cascata com dois terços de maturação em condições de temperaturas elevadas.

Não se deve tocar o fruto com o intuito de não machuca-lo, a colheita deve ser feita cortando-se o talo com o auxilio do polegar, sem tocar no morango.

Os morangueiros são plantas perenes, mas produzem bem apenas por dois ou três anos. Assim, substitua as plantas a cada dois ou três anos, alguns horticultores substituem as plantas todos os anos.

Benefícios

Além de ser uma fruta extremamente bonita, dificilmente encontraremos alguém que resista ao sabor e ao aroma do morango, por ser uma fonte de fibra, combate o colesterol, é fonte de vitaminas e sais minerais, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio e ainda de quebra pode ser considerado como um grande aliado da beleza feminina ajuda a manter a pele linda e luminosa, é considerado um laxante suave, combate os radicais livres por ser a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento das células. Uma das frutas mais ricas em vitamina C o morango também pode ser considerado como um verdadeiro remédio no combate ao reumatismo, pois influencia na formação e resistência dos ossos, dentes e tecidos, é muito eficiente contra infecções de garganta, fígado e sistema urinário e ainda seu consumo pode favorecer a cicatrização de ferimentos devido a seus nutrientes, tudo no morango é aproveitável, inclusive suas sementinhas, por serem consideradas fibras insolúveis ajudam e combatem nos casos de prisão de ventre, já suas folhas podem ser aproveitadas na preparação de chás, pois atuam como excelentes diuréticos, ajudando a purificar o sangue.

Dica da horta: Como plantar morango em vasos

Como plantar morango em vasos.
Morango plantado em vaso e garrafa pet.

O morango é uma das frutas no mercado mais sujeitas a receber agrotóxicos.
Uma das formas de se prevenir conta os venenos jogados no morangueiro e ter o seu próprio pé de moranguinho. 🙂

Para plantar o morango em casa você vai precisar de:

 – Muda ou semente de morango,

 – Um vasinho com furos grandes o suficiente para o escoamento da água,

 – Um pouquinho de terra com boa fertilidade.

Se optar por comprar ou obter uma muda, verifique se a mesma não possui nem uma folha marrom e que tenham uma aparência saudável. Coloque a terra no vasinho, cerca de um terço já será o suficiente, não encha o vaso todo ainda.

Depois de colocar a terra, faço um furinho de 25 mm e coloque a mudinha. Complete o vasinho com o restante da terra, mas não cubra a coroa, pois os caules vão emergir delas.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*