Por Que Sua Cebolinha Está Amarelando… E o Que Fazer a Respeito.

Tempo de leitura: 4 minutos

A cebolinha é um dos temperos presente nas mesas dos povos de todo o mundo. Versátil ela é usada na preparação de vários temperos

De fácil adaptação e quase não necessita de muitos cuidados para se desenvolver a cebolinha é fácil de ser cultivada e mantida.

Um dos poucos problemas encontrados na cebolinha é o amarelamento das folhas. Esse problema é encontrado na maioria dos canteiros de cebolinha no Brasil.

Nesse artigo vamos falar do por que suas cebolinha amarelam e o que você pode fazer a respeito.

Preparada (o)?

Vamos começar.

1 – Falta de irrigação

 

Solo seco amarela cebolinha.
O solo seco pode ser uma das causas de amarelamento da cebolinha.

Um dos fatores que podem ocasionar o amarelamento das folhas da cebolinha é a falta de água na medida correta.

Por ser uma planta que não necessita de muitas regas e não gosta muito de água as pessoas acham que a cebolinha não precisa de uma rega vez ou outra. Ora Pois, todas as plantas precisam de água.

O que deve ocorrer no caso da cebolinha é a observação do solo e da umidade do ar para a realização das regas.

Em condições de solo e umidade do ar muito seco deve-se regar a cebolinha de duas a três vezes na semana, em condições de temperaturas amenas a cebolinha em fase adulta pode ser regada a cada seis dias ou quando o solo ficar seco.

2 – Doença causada por fungos

 

Fungos deixam as pontas da cebolinha amarela.
Os fungos podem deixar a cebolinha com as pontas amarelas.

Quando a umidade relativa do ar está muito baixa pode favorecer o amarelamento das folhas da cebolinha fazer com que elas sequem e se não for revertido pode acabar com a sua plantação.

Para evitar que os fungos ataquem as suas cebolinhas o recomendado é diminuir as regas em períodos de umidade baixa e forrar o chão com cobertura morta.

Pode-se utilizar como cobertura morta grama cortada, palha e capim para evitar que no momento da irrigação a água bata no solo e respingue nas folhas levando assim fungos do solo para as folha da sua cebolinha.

Uma vez infectado o correto é remover todas as folha atacadas e jogar no lixo para que a doença não se propague para as demais.

Para evitar o aparecimento de doenças e tornar as plantas resistentes devemos deixa-las bem fortes e nutridas através de adubação correta.

3 – Falta de nutrientes

 

Sem nutrientes a cebolinha fica amarelada.
A falta de nutrientes deixa as pontas da cebolinha amarelada.

Quando doenças e pragas começam a aparecer na nossa horta é sinal de que algo não vai bem com nossas plantinhas.

Em uma horta bem cuidada e com plantas bem nutridas é baixo o número de ataques de pragas, visto que uma planta sadia é capaz de resistir bem mais do que uma planta com alguma deficiência nutricional.

A adubação é a forma de repor no solo os nutrientes que as plantas tiram dele para o seu desenvolvimento.

As plantas em todos os seus estágios de desenvolvimento precisam de uma adubação correta e eficiente.

Aqui no Horta em Casa os dois principais adubos que utilizamos são húmus de minhoca e esterco de galinha para proporcionar os nutrientes para o bom desenvolvimento dos nossos temperos e hortaliças.




4 – Luz do sol

Falta de sol deixa a cebolinha amarela.
A luz do sol é um dos fatores que influencia diretamente sobre a cebolinha.

Um dos grandes fatores de influência (para ler os outros clique aqui) sobre os sabores dos temperos é a quantidade de luz do sol que eles recebem.

A luz do sol pode influenciar diretamente no sabor, no aroma de nossos temperos e no seu desenvolvimento.

A grande maioria dos temperos precisa receber ao menos 4 horas de luz solar direta para se desenvolver bem e manter seus aromas e sabores.

Com a cebolinha não é diferente, a luz do sol ajuda no seu desenvolvimento e aumento da espessura das folhas.

Em épocas de muito calor o ideal é deixar a cebolinha e os seus temperinhos em local de meia sombra, onde eles possam receber o sol da manhã que é mais fresco.

Bom é isso aí. Eu mesma já tive esse problema com a minha cebolinha e após perder um vasinho todo aprendi que eu estava regando e adubando de forma incorreta.

Agora que eu aprendi por meio da perda da minha primeira plantação de cebolinha eu gostaria de dividir minhas dicas e meu conhecimento com você através do meu Livro Digital “Os Melhores Temperos Para Plantar em Casa” para que você não precise perder também a sua plantação de cebolinha.

Agora deixe o seu comentário para mim abaixo e me responda “O que você espera para começar ainda hoje a sua Horta em Casa?”.

Compartilhe também esse artigo com os seus amigos pelos botões de compartilhamento disponível aqui em cima do artigo e me ajuda a levar o verde para o maior número de pessoas possíveis.

Eu conto com você,

Até a próxima!”

4 Comentários

  1. sol

    Oi boa tarde. Tenho uma horta suspensa feita em calhas, mas a minha cebolinha não desenvolveu bem as suas folhas. Não sei o que aconteceu. Uso adubo q faço em casa na composteira ainda uso o chorume para adubar a cada 8 dias. Estou fazendo certo?

    Responder

    1. Olá Solange boa tarde. Obrigada pelo seu comentário.

      Bom primeiro você deve observar alguns itens.

      – Verifique se o solo não está encharcado pois a cebolinha não gosta de solo encharcado.
      – Verifique se ela está recebendo luz do sol adequadamente. Você já deve ter observado que aqui no site eu sempre falo bastante sobre a luz do sol para as plantas.
      – Os adubos que eu uso aqui no Horta em Casa para a cebolinha são Bokashi e esterco de galinha. O esterco de galinha me da melhores resultados.
      – Se for o caso por fazer uma poda drástica da sua cebolinha. Lembre-se que poda-la a 5 cm do solo, assim ela vai crescer sempre mais grossinha.
      – Verifique também se há espaço suficiente para as raízes da cebolinha se desenvolver. Um espaço legal seria pelo menos 20 cm de profundidade.

      Grande abraço,

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*