Como Fazer um Bom Canteiro com Pouco Espaço

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já se perguntou isso?

Já não é de hoje que é sabido que os alimentos plantados em casa são os que possuem mais nutrientes e sabor.

Montar uma Horta é uma forma de se alimentar melhor, comer alimentos mais saudáveis, se reconectar com a natureza, se exercitar, e melhor ainda poder ter a satisfação de ver as suas plantinhas crescerem, além de tudo não podemos deixar de falar que economizamos dinheiro, pois não precisamos ir comprar todas as nossas hortaliças no mercado.

Dedicando apenas alguns minutos do seu dia para a sua horta em casa com pouco mais de um mês você terá alimentos bem mais fresquinhos e saudáveis.

Ao imaginar uma horta em casa o primeiro pensamento que vem a cabeça das pessoas é “não tenho espaço”.

Nesse artigo você verá que é possível criar um canteiro para as suas plantas e sua horta em pequenos espaços na sua casa.

Vamos lá?

 

O que usar para criar o seu canteiro


Copinhos plásticos são um bom canteiro.
Você pode usar copinhos de plastico para semear assim com o eu fiz.

Para quem tem um espacinho de jardim nos fundos de casa não terá necessidade de investir muito tempo e nem muito dinheiro na hora de plantar. Alguns ajustes e tratos com a terra já farão o seu jardim ficar apto a receber grande maioria das hortaliças.

Se você é assim como eu e não tem muito espaço em casa umas das suas maiores preocupações será o espaço necessário para cultivar uma planta.

Na falta de espaço você terá de utilizar da sua imaginação e criatividade no momento de criar as suas jardineiras e sementeiras para as suas plantinhas.

Vasinho, baldes, canos de PVC, caixotes, garrafas PETs e até mesmo  aqueles potinhos de iogurte que iriam para o lixo podem ser utilizados como canteiro para semear e plantar a sua horta.

O importante é não se limitar ao espaço ou a falta dele para criar um bom canteiro em casa.

 

A profundidade ideal do seu canteiro


Um bom canteiro que ocupa pouco espaço feito com garrafas pet.
Horta em casa com garrafas pet usadas em pé para dar maior profundidade a planta.

Um bom “canteiro” precisa ter no mínimo 20cm de profundidade. Para algumas hortaliças essa medida é suficiente como no caso do agrião, da alface, da chicória, da beterraba, da cebolinha, da cenoura, da salsa, do morango e do rabanete que não possuem raízes muito profundas.

Dizer que o local escolhido para o plantio precisa ter no mínimo 20cm e falar que você pode plantar as hortaliças que mencionei acima, isso não impede que você plante outras hortaliças.

Hoje minha horta já conta com vasinho de 50 cm de altura para plantas de raízes mais profundas, como é o caso da minha couve, do meu pezinho de tomate da minha pimenta chapéu de bispo cujas raízes são mais profundas.

Para quem não quer ou não pretende gastar muito dinheiro com vasinhos existe a opção de plantar em garrafas PET.

Sempre vejo não internet pessoas com suas hortas verticais com garrafas PETs na vertical. Não existe problema em se plantar com a garrafa na vertical. O processo funciona normalmente, mas você vai conseguir um melhor desenvolvimento das suas plantas se utilizar a garrafa na vertical, pois assim a garrafa terá os 20cm necessários para o desenvolvimento da sua planta.

 

A irrigação do canteiro


O canteiro deve receber irrigação correta.
A irrigação leva água para as plantas se desenvolverem.

A irrigação é uma técnica milenar que surgiu devido à necessidade de levar até as plantas a água necessária para o seu bom desenvolvimento. Um canteiro independente do tamanho também terá a necessidade de ser irrigado constantemente.

A irrigação dependerá das variedades e dos tipos de hortaliças que você decidiu plantar. Há alguns exemplos de temperos que podem ficar até dois dias sem serem irrigados outros já devem ser irrigados duas vezes ao dia.

Para hortas em vasos como é o caso da minha é necessário que os vasinhos tenham furos no fundo e que você faça um sistema de drenagem com britas, areia e terra.

O bom sistema de drenagem vai evitar muitas doenças nas suas plantas.

 

O seu canteiro deve receber luz adequada


 

Seu canteiro deve receber luz diariamente
O material utilizado como canteiro deve ficar em local onde a planta possa receber luz do sol.

Além da irrigação, da profundidade e da boa drenagem da água outro fator determinante para o sucesso das suas plantas é receber luz do sol.

Cada espécie de planta necessita receber uma determinada dose de luz solar diariamente para crescer forte, saudável e bem produtiva.

Temperos e ervas que não recebem luz do sol se tornam menos saborosas e aromáticas, e você não quer isto certo?

As hortaliças e ervas em geral precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia. Dito isto procure o melhor local da sua casa para criar seu canteiro ou para colocar o seu vaso onde bata sol pelo menos esse tempo. Eu sempre deixo os meus vasos virados para o nascer do sol, assim recebem sol até às 12h, quando ele vira. Dá um resultado excelente para as minhas plantinhas.




O que plantar no seu canteiro?


A escolha do que plantar no seu canteiro vai de acordo com o que for mais utilizado.
Você pode começar com as plantas que mais utiliza em casa.

Esse é uma das perguntas que mais recebo de quem acompanha o Horta em Casa. Recentemente eu fiz um artigo para falar responder essa pergunta – clique aqui para ler – mas vou falar um pouco mais a respeito para quem está começando a sua horta.

Uma dica que sempre passo para quem quer começar a sua horta é começar com os alimentos que você mais usa nas suas receitas. Você pode começar com alface, cenoura, beterraba, salsinha, espinafre e cebolinha.

Da alface, cenoura e beterraba você fazer uma saladinha, do espinafre um bolinho de trigo com espinafre e da salsinha e da cebolinha usar para temperar todas as suas receitas.

Por fim para quem tem dúvidas por onde começar indico o meu Livro DigitalOs melhores temperos para plantar em casa”, ebook oficial do Horta em Casa.

Agora deixe o seu comentário abaixo e me responda “ o que você usa para fazer canteiro para as suas plantas”?

Compartilhe também esse artigo com os seus amigos pelos botões de compartilhamento disponível lá no topo do site e me ajuda a levar o verde para o maior número de pessoas possíveis.

Conto com você

Até a próxima e “mãos à horta”!

 

 

2 Comentários

  1. Daniela Barosa

    Olá.! Estou amando o seu blog . Tenho muita vontade de ter minha ortinha em casa mas, tenho pouquíssimo espaço pois, moro encima da casa de minha mãe e minha varanda é bem pequena. Gosto muito de plantas e além da hortinha , quero fazer um jardim. Embaixo de minha varanda fiz um canteiro para fazer um jardim que tem 16cm de profundidade. Que tipo de planta posso cultivar ? Ou,posso cultivar aguns tempero nesse canteiro? Aguardando ansiosamente. 😘😘😘

    Responder

    1. Oi Daniela bom dia.
      Que bom que você está gostando do blog. Fico muito feliz.
      Quanto o espaço é pouco e a vontade é muita a gente sempre da um jeitinho né. 🙂

      Essa profundidade é ideal para plantar temperinhos, pois eles não criam raízes muito profundas.
      Você pode plantar cebolinha verde, manjericão, tomilho, coentro, salsa, orégano.
      Da até pode plantar uns pezinhos de alface pois ele também não se enraíza muito.

      Você só deve observar se o local recebe luz solar por pelo menos umas 4 hora por dia, pois as plantas necessitam de bastante luz solar para se desenvolver, principalmente os temperinhos que dependem do luz para ter aquele sabor especial deles.

      Como você também não tem muito espaço como eu da pra você fazer a horta suspensa como eu fiz aqui
      depois você da uma olhadinha nesse artigo http://hortaemcasa.net.br/dicas-da-horta/horta-suspensa/ . Aqui para mim foi uma ótima alternativa.

      Qualquer dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

      Abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*