Tempo de leitura: 5 minutos
Quando comecei minha Horta em Casa foi necessário muita pesquisa, erros e acertos, fracassos, perdas de plantas, de tempo e até mesmo de dinheiro.
Hoje já com dois anos plantando em Casa e com a minha horta em vasos já aprendi muito e já tenho experiência e domínio das ervas, temperos e hortaliças que planto, sem desperdício e com pouco mais de uma hora de dedicação diária consigo colher os benefícios da minha dedicação.
Conforme fui aprendendo eu quis compartilhar com o mundo essa felicidade que é ter a sua própria Horta em Casa.
Eu já falei aqui no blog sobre como escolher o vaso correto, sobre como escolher o que plantar e também já listei 5 bons motivos para você ter uma horta em casa.
Se você não viu pode clicar aqui para ler o artigo sobre como escolher o vasinho correto para sua horta.
Veja também os 5 motivos para ter a sua horta em casa.
Agora nesse artigo vou falar sobre três vantagens que você tem por plantar uma horta em vasos.
Podemos começar?
Preparada (o)?
Então let’s go. 🙂
1 – Determinar o tamanho que a planta vai chegar.

A princípio isso não parece ser uma vantagem.
Como assim Edilaine controlar o crescimento das plantas? Eu quero que elas cresçam e fiquem enormes.
Tudo bem, esse é o desejo de todos os nossos amigos que plantam sua horta em vasos.
Mas…
Pense comigo, se você não tem muito espaço ou mesmo se você mora em um apartamento onde você tem sua horta na janela você não deve querer que seu pezinho de couve cresça até atingir 2 ou três metros de altura não é mesmo?
Hora, se eu optei por plantar em um vasinho possivelmente é por não ter muito espaço em casa, então não me seria o ideal uma planta que cresça até virar uma arvore ou que vire uma moita sem controle.
Então sim, aqui para nós poder controlar o tamanho das plantas na horta em vaso é uma vantagem.
E você me pergunta, Edilaine como controlar o tamanho das plantas? A resposta é pelo tamanho do vasinho e com podas regulares quando necessário.
O tamanho do vasinho em si só já é um delimitador do tamanho das plantas, então aprenda aqui a escolher o vasinho certo par as suas plantas.
2 – Reaproveitamento dos vasinhos ao trocar de planta

Você sabia que determinados tipos de plantas só podem ser plantadas em uma determinada área de tempos em tempos?
O termo técnico desse procedimento é chamado de rotação de culturas.
Veja bem…
Ao plantar, por exemplo, tomate em um local ou área, quando chegar o final da vida (leia-se clico de vida) do tomateiro e você o remover daquela área você não pode replantar nesse local nem tomate e nem um dos seus parentes, ou seja, nada que pertença a mesma família do tomate.
Sabe o que você não pode plantar durante um tempo nesse local? Tomate, pimentão e batata, por exemplo, que são da mesma família do tomate.
Mas como assim eu não posso plantar essas plantas no mesmo local do tomate?
O motivo da chamada rotação de cultura é uma maneira utilizada para evitar o surgimento de doenças.
Ao plantar sempre a mesma planta ou família em um determinado local você pode contaminar a nova planta com vestígio de doenças e pragas que podem ter ficado na terra.
Agora a vantagem de plantar em um vasinho é que eu posso simplesmente trocar a terra dele higieniza-lo e plantar novamente a planta que eu quiser.
Não é simplesmente maravilhoso?
3 – Você pode mudar a sua horta em vasos de lugar se precisar.

Mesmo não sendo o ideal ficar mexendo nos vasinhos, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento das plantas e sacudir as suas raízes, é possível faze-lo.
Vamos pensar um pouco….
Em determinadas épocas do ano a posição do sol muda, quando eu digo muda é muda mesmo ao pé da letra.
A sua horta em vasos está em um determinado local no seu quintal ou mesmo na janela, quando o sol muda ele pode tocar as suas plantas no período do dia onde ele está mais quente e assim danificar as suas plantinhas.
Outra questão é que o local onde a sua horta em vasos está pode parar de receber luz do sol devido à mudança dele de posição.
As plantas não recebendo sol, elas não se desenvolvem, principalmente se tratando de temperos e ervas. O que fazer então?
Tcharam. 😀
Podemos com muito cuidado, mas com cuidado mesmo pegar o vasinho e coloca-lo na posição ideal para receber luz do sol.
Legal não?
Assim você pode fazer a sua hortinha acompanhar a luz do sol nos momentos mais ideais para as suas plantas.
Agora deixe o seu comentário aqui em baixo para mim respondendo a pergunta a seguir: Qual a sua maior dificuldade ao ter uma horta em vasos?
Agora é com você compartilhe esse artigo com os seus amigos pelos botões de compartilhamento logo ai em cima do artigo e me ajude a espalhar o verde para o maior número de pessoas possível.
Eu conto com você,
Até a próxima!