Tempo de leitura: 7 minutos
A salsa (Petroselinum sativum) é uma erva aromática nativa da região mediterrânica central (sul de Itália, Argélia e Tunísia), naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça. Popular no Brasil e em todo o mundo como composição de várias receitas, carnes, saladas, sopas e salgados.
Conhecida como cheiro verde, à salsa só perde em uso para o Coentro na culinária, que deixa um gosto melhor e tem seu óleo essencial mais apurado. Possui inúmeros benefícios à saúde, tanto suas folhas, como frutos (sementes).
Embora seja muito fácil encontrar a salsa em supermercados e derivados nada melhor do que termos a nossa própria salsa plantada em casa, pois está terá sempre mais sabor do que a comprada, porque podemos cortá-la no momento em que nos faz falta, apanhando somente o necessário para o uso e não a perderemos na geladeira.
Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar salsa.
Cultivares: Os tipos de salsa
A salsa é uma erva que possui três tipos de culturas: lisa, a salsa-crespa e a salsa-de-Hamburgo.
A salsa-lisa (Petroselinum crispum neapolitanum) é de mais fácil cultivo devido a sua resistência a chuvas e ao sol forte. Essa espécie também possui um melhor sabor para ser utilizado no preparo das refeições.
A salsa-crespa (Petroselinum crispum) é ideal a decoração de pratos, preparos de molhos e dar aquele sabor leve a sua maionese.
A salsa-de-Hamburgo ou Salsa de Raiz (Petroselinum crispum tuberosum) amplamente cultivada na Europa possui raízes semelhantes à batata-doce. Suas raízes são como tubérculos de batata-doce.
Local de plantio
O local escolhido para o plantio deve ser rico em matéria orgânica, de fácil drenagem para o escoamento da água e textura areno-argilosa. O pH ideal da terra para o salsa é 5,5-6,7.
A salsa precisa ser plantada em um local onde possa receber no mínimo quatro horas de luz solar por dia.
Época de plantio
A salsa pode ser cultivada o ano todo, embora deva evitar dias de calor e frio muito extremos. Caso não possa plantar fora das épocas não recomendadas procure um local mais fresco e iluminado para evitar a exposição direta a luz solar intensa.
Cultivo
A reprodução da salsa se faz através de sementes, mas nada impede de se adquirir mudas já prontas para o transplante caso encontre em lojas especializadas do ramo.
A salsa possui um período de germinação muito longo o que pode desanimar um pouco para pessoas ansiosas como eu que gosto de ver a plantinha crescendo, mas saiba que isso é normal e ela demora um pouco mesmo.
Para acelerar um pouco o processo de nascimento (germinação) da salsa coloque as sementes na água por 24h horas.
Após retirar as sementes da água coloque sobre um pano seco e deixar secar por 1h. Atenção a essa etapa, pois caso coloque as sementes molhadas na terra ela podem não nascer e apodrecer devido à umidade.
Verifique sempre se não há alguma praga como insetos e mesmo plantas invasoras como mato junto a sua salsinha.
Quando suas mudinhas estiverem com 5 cm de altura e com duas folhinhas, você deverá abrir mais espaço entre elas removendo as plantas mais fracas, procure deixar no mínimo 10 cm de distância umas das outras e entre as fileiras com um espaço de 25 cm.
Para ter um ramo compacto e suave de salsa o ideal é não deixar nascerem flores, quando as primeiras saírem procure deixa-las cair em outro vaso já pronto para propagação. Assim você sempre terá salsa em casa. Legal não?
A salsa é uma das ervas mais sensíveis a geada, por isso nunca deixe exposta nos períodos frios.
Irrigação
Muito cuidado na irrigação da salsa. Regar demais pode deixar um solo muito úmido, o que deixa propício para o surgimento de fungos em sua plantação de salsa.
Para evitar a umidade em excesso do solo procure regar com frequência, mas sem excesso.
Colheita
A colheita da salsa ocorre 60 a 90 dias depois do plantio, quando a planta tem aproximadamente 12 a 16 cm de altura. Evite retirar mais do que um terço das folhas e procure sempre fazer a colheita pela manha onde o sol vai estar mais fresco e assim a planta não vai sentir tanto os efeitos do calor.
Benefícios da Salsa
A salsa hidrata e fortifica. Rica em vitaminas C, B12, K e A, aumenta a resistência do sistema imunológico e evita resfriados, ajuda a controlar a pressão arterial, já que possui ácido fólico, responsável por manter o coração forte. A vitamina C e o ferro evitam a anemia e a fadiga.
A salsinha tem propriedades anti-inflamatórias e age direto na inflamação das células, o que causa a celulite. Por isso, após um mês consumindo o chá, você já consegue perceber uma diminuição dos furinhos e do efeito casca de laranja.
A salsa era fortemente usada pelos romanos para eliminar mau hálito após grandes banquetes, já que ela tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito
Faz uma faxina geral no organismo. Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina.
A salsa também auxilia no tratamento de dores digestivas e azias; regula a menstruação e combate as cólicas menstruais, e é eficaz também no tratamento de artrite, artrose e gota; evita possíveis distúrbios cardíacos.
Dica da horta: Como plantar salsa em vasos
Com um vasinho, um pouco de terra, um pouco de substrato, umas sementes, água na quantidade certa e um pouco de sol, podemos plantar salsa em casa de forma rápida e simples para desfrutarmos também de uma deliciosa e saudável salsa caseira.
Um dos principais erros de quem quer plantar salsa em casa é usar um vaso muito pequeno o que dificulta e limita o crescimento da planta.
Por se tratar de uma planta de raízes mais profundas é preciso utilizar um vaso de no mínimo 30 centímetros de profundidade e isso faz com que o vaso escolhido para plantar salva tenha que ter um pouco mais de profundidade. Essa observação da questão do vaso vai fazer sua salsa se desenvolver melhor.
Veja agora passo a passo como plantar salsa em vaso.
Passo 1
Encha 1/3 do vaso ou jardineira com pedriscos para facilitar a drenagem da água. Lembre-se de que os vasos devem ter furos para não acumular água no fundo.
Passo 2
Coloque terra no vaso, mas não encha totalmente. Deixa uma sobra para colocarmos substrato.
Passo 3
Termine de completar o vaso com substrato. Nessa parte é onde as sementes vão ficar de fato.
Passo 4
Introduza as suas sementes de salsa.
Passo 5
Muitos erram nessa parte, como as sementes ainda não tem força para se firmarem no substrato/terra se forem regadas com muita forma elas entraram mais para o funda da terra dificultando a saída da mudinha. Uma dica legal que vou deixar aqui é utilizar um borrifador de água para apenas umidificar a terra. Assim você não força a semente dentro da terra.
Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa? Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados. Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.
Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.