Tempo de leitura: 4 minutos
Hoje tenho meus morangueiros produzindo morangos saudáveis, gostosos e muito saborosos, mas a verdade é que no inicio não foi bem assim.
Com o passar do tempo e com mais convívios com as minhas plantas pude ganhar mais experiência no plantio e no cuidado com o morango.
Já falei aqui no blog que o Horta em Casa é um conjunto das minhas experiências entre erros e acertos no desenvolvimento de uma horta doméstica em vasinhos em casa.
Até chegar ao conhecimento e prática que adquiri com o morango cometi muitos erros, perdi muitas plantas, muitas mudinhas, não tive boas colheitas e não aproveitei meus morangueiros.
Para que mais ninguém passe por isso decidi compartilhar aqui 3 dos erros que eu cometi quando comecei a plantar morango em casa no vasinho.
Pronta (o)!
Vamos começar então.
1 – Plantar em um vasinho muito pequeno para o morangueiro
Sempre ouvi que o morango por ser uma planta pequena ocupava pouco espaço e que um vasinho pequeno poderia ser usado para plantá-lo.
Essa afirmação no meu caso não foi totalmente falsa já que no inicio meu pezinho de morango no vasinho pequeno estava indo de “vento em popa”.
Com o passar do tempo notei que meu morangueiro, estava perdendo as forças e fiquei preocupada, afinal nessa época eu só tinha um pezinho.
Quando observei isso percebi que tinha que mudar de vasinho e foi grande a minha surpresa quando percebi o tamanho e a profundidade das raízes o pequeno morangueiro.
As raízes cresceram em sua grande maioria para baixo, em direção ao fundo do vasinho e já estavam passando para o lado de fora do vasinho por baixo o que fazia com que elas fossem esmagadas. Que dó que me deu ao ver essa situação.
Para encontrar um vasinho que fosse ideal ao morangueiro gastei muito tempo buscando em livros sobre o assunto, visitando inúmeras páginas até que por fim decidi por mim mesma comprar um vasinho de 25 cm de altura.
Após ser transplantado para esse vaso o moranguinho começou a crescer novamente e a produzir com mais intensidade.
2 – Plantar o morangueiro muito no centro do vasinho
Descobrindo que precisava mudar de vasinho, plantei no vaso maior.
Ao realizar o plantio não levei em conta os frutos do morangueiro, afinal eu vinha de um vasinho menor para um maior, e achei que plantando no meio do vasinho ele iria expandir para todos os locais no novo vaso.
De fato o morangueiro cresceu e encheu o vasinho maior em que eu tinha acabado de replantá-lo.
O problema veio com a nova florada e frutificação do meu morango.
O morangueiro produziu os morangos, mas como eu não havia coberto o solo e os raminhos dos morangos, não conseguiam chegar até a borda do novo solo e eles acabaram por ficar em contato direto com o chão.
Em contato com o chão os morangos não chegam a maturação e nem ao seu desenvolvimento completo, nem chegando a ficar com aquela coloração vermelha linda que os morangos apresentam.
Para corrigir esse problema tive que esperar o morango produzir novas mudas para replantar e entendi que plantando mais nas laterais do vasinho eles teriam maior chance de saírem do vasinho e não tocariam mais no chão diretamente.
3 – Regar as folhas do morangueiro
Quando mudei o morango para o vasinho novo e maior ele ficou radiante. Num verde de dar inveja nas outras plantas.
Eu estava orgulhosa, afinal para uma horticultora de primeira viagem estava me saindo bem apesar dos erros cometidos.
Com o passar do tempo, porém vi que as folhas do meu morangueiro estavam ficando queimadas.
Muitas, e muitas buscas, adubações, e pesquisas na internet acabei por descobrir que aquelas queimaduras estavam sendo provocadas por mim mesma.
Ao realizar a irrigação do meu pezinho de morango eu não me agachava para rega-lo diretamente nas raízes, eu regava bem do alto com o regador e isso molhava as folhas dele que são bem delicadas.
Com as folhas molhadas nas horas mais quentes do dia o sol “torrava” as folhas do meu morangueiro (coitadinho).
Aprendi agora a me abaixar para regar os meus pezinhos de morango e regá-los somente nas raízes, evitando assim molhar as folhinhas deles.
Link permanente
PERDI O MEU PÉ DE MORANGO POR TER COMETIDO OS MESMO ERROS DELA E MAIS ALGUNS. MAIS AGORA EU JÁ SEI NÃO COMETO MAIS, COM CERTEZA.
Link permanente
Quando eu comecei tive vários problemas, mas hoje sou grata por poder compartilhar e ajudar outras pessoas a não
perderam as suas plantas.
Link permanente
AMEI ESSAS DICAS COMPREI UM PÉ DE MORANGO . ELE AUMENTOU MUITO SEUS BROTOS CAIRAM, SÓ DEU UM FRUTINHO. RESUMINDO MORREU. SÓ ME RESTOU UM FILHOTINHO. EU FAZIA TUDO ERRADO. VASO PEQUENO, MOLHAVA DEMAIS OU FICAVA SECOS. ENFIM FOI UM CAOS. MAIS AGORA VOU COMPRAR OUTRO E SEGUIR TOD REGULAMENTO FEITO PELA AMIGA ADELAIDE.
OBRIGADO AMIGA.
Link permanente
Oi Heliete, tudo bem?
Que bom que gostou das dicas e que bom que minha experiência mesmo que ruim com os morangos puderam lhe ajudar.
Algumas plantas dão um pouco mais de trabalho mas é muito bom poder ter as nossas próprias plantinhas em casa.
Link permanente
Hey! O que você achou desses 3 erros que eu cometia com o morangueiro, já possou por isso? Comente aqui com a gente.
Link permanente
Foi um ótimo conselho. Nada como transmitir a experiência.
Grato.
Link permanente
Olá Gabriel,
obrigada.
Que bom que você gostou. É sempre bom poder compartilhar nossos erros e acertos com outras pessoas.