Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje, meus morangueiros estão saudáveis e rendendo frutas deliciosas, mas nem sempre foi assim. No começo, cometi alguns erros que comprometeram minhas colheitas, e eu perdi várias plantas ao longo do caminho. Aos poucos, fui aprendendo o que realmente funcionava e adaptando o cuidado com os morangos.
Neste artigo, quero compartilhar com você três erros que cometi no início ao plantar morangos em vasos. Assim, você não precisa passar pelas mesmas dificuldades e pode ter mais sucesso logo de início!
1 – Escolher um Vaso Muito Pequeno
No começo, pensei que, por serem plantas pequenas, os morangos poderiam crescer em vasos menores. E realmente, no início, meu morangueiro estava indo bem em um vaso pequeno. Com o tempo, no entanto, as folhas começaram a murchar, e o crescimento diminuiu. Quando fui verificar, notei que as raízes estavam espremidas e até saindo pelo fundo do vaso!
Aprendi que os morangos precisam de mais espaço do que parecem. Depois de muito pesquisar, decidi usar um vaso com pelo menos 25 cm de altura, para que as raízes pudessem crescer sem restrições. Assim que fiz essa mudança, meu morangueiro voltou a crescer forte e produziu morangos maiores e mais saborosos.
2 – Plantar o Morangueiro Bem no Centro do Vaso
Depois de trocar para um vaso maior, cometi outro erro: plantei o morangueiro bem no centro. Parecia a escolha certa, mas, com o tempo, descobri que os frutos cresciam próximos ao solo, dificultando seu desenvolvimento e deixando-os vulneráveis a pragas e doenças. A fruta acabava em contato direto com o solo, o que afetava tanto o sabor quanto a aparência.
Agora, planto mais próximo às laterais do vaso. Assim, quando o morango cresce, ele se espalha naturalmente pelas bordas, e os frutos ficam mais protegidos. Além disso, uma dica extra que aprendi: cobrir o solo com palha ou casca de pinus ajuda a proteger as frutas do contato direto com a terra, evitando danos e mantendo-as sempre limpas.
3 – Regar as folhas do morangueiro
Esse é um erro que muitos iniciantes cometem: ao regar, eu acabava molhando as folhas do morangueiro. Como resultado, percebi que as folhas começaram a queimar. Isso porque, ao regar durante as horas mais quentes do dia, a água nas folhas funcionava como uma lente para o sol, queimando-as.
A solução foi simples: agora, rego apenas as raízes e evito molhar as folhas. Para isso, inclino o regador para direcionar a água direto no solo, garantindo que a planta receba a quantidade ideal de água e que as folhas fiquem protegidas.
Esses são os principais erros que cometi e como aprendi a superá-los. Se você quer saber mais sobre como plantar morangos e outras hortaliças em casa, sem cometer os mesmos deslizes, sugiro conhecer o curso “Horta em Qualquer Lugar”. Esse curso, ministrado pelo Professor César Bulhões, ensina passo a passo como montar sua horta em casa, mesmo em pequenos espaços. Clique aqui e saiba mais sobre o curso que pode transformar seu espaço em uma horta produtiva e sustentável.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!
Link permanente
PERDI O MEU PÉ DE MORANGO POR TER COMETIDO OS MESMO ERROS DELA E MAIS ALGUNS. MAIS AGORA EU JÁ SEI NÃO COMETO MAIS, COM CERTEZA.
Link permanente
Quando eu comecei tive vários problemas, mas hoje sou grata por poder compartilhar e ajudar outras pessoas a não
perderam as suas plantas.
Link permanente
AMEI ESSAS DICAS COMPREI UM PÉ DE MORANGO . ELE AUMENTOU MUITO SEUS BROTOS CAIRAM, SÓ DEU UM FRUTINHO. RESUMINDO MORREU. SÓ ME RESTOU UM FILHOTINHO. EU FAZIA TUDO ERRADO. VASO PEQUENO, MOLHAVA DEMAIS OU FICAVA SECOS. ENFIM FOI UM CAOS. MAIS AGORA VOU COMPRAR OUTRO E SEGUIR TOD REGULAMENTO FEITO PELA AMIGA ADELAIDE.
OBRIGADO AMIGA.
Link permanente
Oi Heliete, tudo bem?
Que bom que gostou das dicas e que bom que minha experiência mesmo que ruim com os morangos puderam lhe ajudar.
Algumas plantas dão um pouco mais de trabalho mas é muito bom poder ter as nossas próprias plantinhas em casa.
Link permanente
Hey! O que você achou desses 3 erros que eu cometia com o morangueiro, já possou por isso? Comente aqui com a gente.
Link permanente
Foi um ótimo conselho. Nada como transmitir a experiência.
Grato.
Link permanente
Olá Gabriel,
obrigada.
Que bom que você gostou. É sempre bom poder compartilhar nossos erros e acertos com outras pessoas.