Tempo de leitura: 6 minutos
A alface (Lactuca sativa), originária na região do Mediterrâneo a hortaliça mais popular e mais consumida no Brasil ao nosso país na bagagem dos colonizadores português que desembarcaram nos nossos portos por volta do século XVI.
Consumida principalmente in natura na forma de salas, a alface tem destaque do ponto de vista social, já que é cultivada tradicionalmente por pequenos produtores.
Composta principalmente de água, a ingestão dessa hortaliça tem como beneficio hidratar o corpo, fortalecimento do sistema imunológico e fortalecimento dos ossos.
Agora que você já sabe os benefícios de ter uma horta em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar alface.
Cultivares: os tipos de alface
Americana, crespa, frisada, lisa, mimosa, romana e roxa. De todos os tipos existentes podemos dividi-la em dois grandes grupos, folhas lisas e folhas frisadas.
No mercado brasileiro, a predominância de consumo fica por conta da Alface Crespa, seguida pela Americana. Enquanto cresce a demanda de consumo pelas cultivares Roxa e Vermelha a procura pela cultivar de Alface Lisa vem caindo com o tempo.
Local de plantio
A hortaliça gosta de solo com boa capacidade de drenagem, rico em matéria orgânica e de boa fertilidade e de baixa acidez.
Como precisa de um local de boa luminosidade escolha planta-la em um local onde possa receber luz solar direta e sombra durantes as horas mais quentes do dia.
Época de plantio
Embora seja adequada para ser cultivada em regiões com temperatura amenas, entre 20 a 25 graus, a alface pode ser cultivada o ano todo.
Caso o plantio seja feito por semeadura, deve ter o cuidado na hora de escolha da compra das sementes para escolher a semente ideal de acordo com o clima da época ou da região a se plantar.
Irrigação
Alta exigente em água, fator que influencia diretamente na qualidade e produtividade da cultura. Deve-se manter sempre um bom teor de umidade sem, no entanto deixar o local encharcado.
A alface plantada na sementeira deve receber irrigação duas vezes por dia, e após se realizar o transplante a irrigação deve ocorrer uma vez por dia.
Cultivo da Alface
Antes do plantio da alface faça uma limpeza na área a ser utilizada.
Através de analise de solo é possível detectar se existe a carência de nutrientes para a alface. Se a analise exigir será necessário fertilizar o solo antes do plantio.
A alface exige nitrogênio e fósforo. Caso constatado as carências desses nutrientes adube com esterco bem curtido (de aves ou bovino), composto orgânico no plantio, e faça a cobertura com esterco liquido, ou biofertilizantes de 25 a 45 dias após o plantio.
O plantio pode se dar diretamente canteiros, em sementeiras ou bandejas de isopor. Também se pode adquirir mudas e sementes em casas de insumos agrícolas e cooperativas.
Em sementeiras deve-se fazer sulcos com um centímetro de profundidade e distantes dez centímetro entre eles. Após cinco dias escolha uma hora do dia mais fresca para fazer o transplante da alface para o local de plantio definitivo.
Em pequenos canteiros faça covas rasas com cerca de e 1 cm de profundidade, deixando um espaço de 30 cm entre plantas e entre as linhas. A alface americana exige um espaço um pouco maior que as demais, sendo este de 35 cm entre plantas e entre linhas. O espaço entre as mesma é fundamental para que a alface tenha espaço para se desenvolver, pois caso contrario uma poderá prejudicar a absorção de nutrientes uma da outra.
Acompanhe o crescimento da alface, a germinação pode levar de três a sete dias.
Colheita
A colheita da alface dependendo do tipo e da região pode variar de 50 a 80 dias após o plantio. A colheita deve ocorrer tendo em vista que a planta tenha atingido o seu desenvolvimento máximo, apresentando cabeça firme, bem formada. O melhor horário para a colheita é sempre nas horas mais frescas, corte a alface rente ao solo, elimine as folhas externas, pois certamente as mesmas devem estar danificas e em seguida laves para que fiquem prontas ao consumo.
Benefícios da Alface
A alface, essa folhinha verde e fininha é ótima para o metabolismo. Contem ferro utilizado para formação de glóbulos vermelhos, potássio que ajuda no controle da frequência cardíaca e a pressão sanguínea, magnésio que é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes, cobre que é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue e minerais que são essenciais para este processo.
Além de todos os minerais citados, a alface contem fitonutrientes, defensores naturais das células do corpo e que combate também o envelhecimento precoce. Apesar de tudo isso o grande destaque da alface é a vitamina K que tem o poder de incrementar a massa óssea, ajudando a prevenir a ocorrência de osteoporose.
Ainda um fato pouco divulgado da alface é que ela possui folatos e vitamina C, que juntos auxilia a síntese do DNA.
Dica da horta: Como plantar alface em vasos
Para quem tem pouco espaço, e ainda sim gostaria ter uma alface fresquinha e livre de agrotóxicos em casa, pode optar por planta-la em pequenos vasos ou jardineiras.
Antes de começar o plantio, deve-se escolher o local ideal para o desenvolvimento da alface os vasos que atenderam os requisitos necessários.
Conforme foi dito acima, a alface necessita de bastante luz solar para seu desenvolvimento, por isso atente-se ao local da casa onde ela terá sol e sombra nos horários mais quentes do dia.
Para o plantio pode-se usar vasos de plástico, desde que possuam 20 cm de altura e buracos para a drenagem da água.
Procure enriquecer o local de plantio com matéria orgânica. Regue dia sim e dia não. Caso perceba que as folhas estão um pouco murchas significa que é hora de aumentar a frequência da irrigação.
Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa? Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados. Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.
Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.
Link permanente
Adorei comecando minha horta vou seguir ad dicas.
Link permanente
Oi Janeide bom dia, muito obrigada.
Que bom que você gostou.
Não deixe de cadastrar seu email para receber mais novidades a respeito da
Horta.