Como plantar alface

Tempo de leitura: 4 minutos

Como costumamos dizer por aqui, uma horta em casa é muito mais que uma tendência, é um estilo de vida, e um estilo de vida saudável que pode lhe render alimentos frescos e saudáveis sempre à disposição. Já imaginou colher alfaces fresquinhas, ricas em nutrientes e completamente livres de agrotóxicos, direto da sua horta. Quer aprender como plantar alface de forma prática e segura? Então continue lendo!

Benefícios da Alface para Saúde e Bem-estar

A alface (Lactuca sativa), hortaliça popular e versátil, não é apenas deliciosa, mas também muito nutritiva. A alface além de ser rica em água, o que é ideal para a hidratação do nosso corpo, também possui vários nutrientes como ferro, potássio, magnésio e cobre que ajudam a manter o metabolismo ativo. Cultivar alface significa ter saúde ao seu alcance!

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma horta em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar alface.

Variedades de alface que você pode plantar

Existem vários tipos de alface, porém no Brasil as predominantes são:

  • Alface crespa: A mais utilizada para saladas.

  • Alface Americana: Crocante e ideal para sanduíches e  também é essa que eu mais gosto de plantar.

  • Alface Romana e Roxa: Variedades ricas em sabores e nutrientes extras.

Com algumas dicas práticas, você pode cultivar essas variedades todas na sua própria horta!

Veja nosso passo a passo: Como plantar alface em casa.
1 – Local de plantio

A alface gosta de solo com boa capacidade de drenagem, rico em matéria orgânica e de boa fertilidade e de baixa acidez. Garanta um local de boa luminosidade, mas que também tenha durantes as horas mais quentes do dia.

2 – Época de plantio

Apesar de preferir temperaturas amenas, entre 20 a 25 graus, a alface pode ser cultivada o ano todo. Uma dica ao comprar sementes é se atentar a que é adequada ao clica da sua região, por isso leia a embalagem e verifique essa informação.

3 – Irrigação Adequada

A alface precisa de umidade constatem água. Em fase de semeadura, ou seja quando semear as sementes na sua horta você precisa regar a alface duas vezes ao dia.; após realizar o transplante regar apenas uma vez já é o suficiente.

4 – Adubação e Solo Ideal

Com a adubação correta e o solo fértil, a alface cresce com mais saúde. Por aqui eu faço apenas uma adubação antes de plantar. Misturo esterco de galinha com o de gado e deixo curtir. Obtenho bons resultados na nossa horta.

5 – Plantio em Vasos

Como já demostrei por aqui, mesmo com pouco espaço é possível plantar alface em casa. Um vasinho com 20cm de altura é o suficiente para plantar as suas alfaces. Coloque o vasinho em um local onde a planta receba luz solar e regue dia sim e dia nao. Se as folhas murcharem, aumente a frequência de irrigação.

Enfim a Hora da Colheita

Dependendo do clima e da variedade que você escolheu, a alface estará pronta para colheita entre 50 a 80 dias após o plantio. Particularmente gosto de colher quando atingem no máximo 30 dias, pois estão mais macias e saborosas. Quando passam muito tempo ficam duras e amargas.

Quer Levar sua Horta a Outro Nível?

Agora que você já pegou nossas dicas e já sabe o básico sobre como plantar alface e montar uma horta, qual tal investir no seu conhecimento e transformar essa paixão pela sua horta em uma habilidade completa? Com o curso Horta Profissional em Qualquer Lugar, você terá um passo a passo detalhado dividido entre 12 módulos especiais que levarão você do zero absoluto ao horticultor profissional para cultivar hortaliças e ervas,  seja em casa, no quintal ou até em pequenos apartamentos. 

Clique aqui para conhecer o curso Horta Profissional em Qualquer Lugar e aprenda diretamente com o Professor e Engenheiro Agrônomo César Bulhões. Esse curso foi criado para quem deseja uma horta de qualidade, com orientações práticas, que qualquer pessoa pode aplicar. Você aprenderá como preparar o solo, escolher as melhores sementes e manter sua horta sempre produtiva e saudável. Clique agora e comece a sua horta com quem entende!

Invista em você e na saúde da sua família. Afinal, poder cultivar o próprio alimento é um dos maiores prazeres e benefícios que você pode ter no dia a dia. Que tal começar hoje?

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.