Tempo de leitura: 6 minutos
Inseto minúsculo o pulgão aparece na horta quando existe pouca irrigação ou quando se exagera na adubação com Nitrogênio(N).
Tendo se instalado na planta o pulgão se alimenta sugando a sua seiva o que deixa a folha murcha. Com rápida multiplicação e secreção de uma substancia açucarada, o pulgão atrai formigas e ajuda os fungos a se desenvolver na sua horta.
A maneira natural para eliminação do pulgão é através da joaninha.
Sendo a predadora natural dos pulgões a joaninha vai andar pela sua horta comento todos os pulgões que ela encontrar.
O problema é que nem todos tem o luxo de ter uma ou mesmo várias joaninhas por perto, Não é mesmo?.
Sendo assim devemos utilizar de outros meios para eliminar essa praga de nossa horta.
Nesse artigo eu vou mostrar as 5 maneiras pra você se livras dos pulgões de uma vez por todas.
Vamos começar?
Preparada (o)?
Vamos lá então.
1 – Remova os pulgões com uma escova
Se a sua horta é pequena e têm poucos pulgões você pode usar uma escova para removê-los.
Use aquela sua escova de dente que já está na hora de trocar e que você vai jogar fora para ajudar você a livras dos pulgões.
Basta passar a escova na parte de baixo das folhas, local favorito dos pulgões, para removê-lo. Você pode ir colocando os pulgões removidos em uma vasilha e depois colocar álcool para acabar com eles de uma vez por todas.
Com esse método você pode eliminar os pulgões sem precisar de venenos e ainda pode economizar, já que praticamente não vai precisar comprar nada.
Se a infestação da sua horta for um pouco maior talvez esse método não sirva para você e você terá de usar um dos outros três métodos que eu preparei para você abaixo.
2 – Água com sabão
Essa receita de água com sabão eu já usei várias vezes para acabar com os pulgões nas plantas do jardim da minha mãe.
Eu já usei uma receita que dizia para dissolver sabão neutro em um litro de água quente e depois dissolver novamente a mistura em nove litros de água. Essa receita até que funciona eu já testei.
O problema dessa receita é que você fica com 10 litros de água com sabão para guardar em casa. Presumindo que sua horta seja pequena, você não vai gastar tudo isso tão cedo.
O que eu fiz com essa receita foi modifica-la para meu uso em pequena escala.
No borrifador que eu utilizo para pulverizar as planta eu coloco 5mls de sabão liquido neutro e depois adiciono 500mls de água. Misturo bem e aplico duas vezes por semana quando existe muita infestação.
3 – Calda de fumo
Esse defensivo de calda de fumo é o segundo mais utilizado por mim na minha horta já a um bom tempo.
De fácil preparação e manuseio a calda de fumo quando usada de maneira correta a calda de fumo vai combater os pulgões e deixar a sua horta livre dessa praga.
A calda que eu uso é de uma receita recomendada da EMATER-DF.
Essa receita inclui meio litro de álcool 92º, meio litro de água e 100 gramas de fumo de corda picados.
Basta picar o fumo (como se estivesse picando couve) e colocar em um vidro com o álcool, a mistura deve repousar por 24h antes de ser utilizada.
Na utilização eu sigo a receita original e misturo 20 ml da solução com um litro de água e aplico um vez na semana. Geralmente aplico aos domingos, pois é quando tenho mais tempo para cuidar da horta.
Dica: Aqui eu utilizei um litro pet vazio para fazer a mistura.
4 – Calda de cebola
Esta receita ainda não utilizei, mas já estou com os ingredientes preparados para fazer os testes.
A calda de cebola conforme várias pesquisas que eu fiz se equipara ao Óleo de Neem quando se trata de eliminar as pragas.
Para preparação da calda de cebola você precisa de uma cebola grande e 5 dentes de alho.
A cebola e o alho devem sem batido no liquidificador ate formar uma pasta. Essa pasta você deve coar e utiliza-la para temperar arroz, feijão e o que mais você desejar.
O que vamos aproveitar é o caldo que vai sair depois que a mistura for coada.
Coloque o caldo em um vasilhame e acrescente de 4 a 5 grãos de pimenta do reino.
Deixe toda essa mistura descansar por uma semana. Depois disso você pode borrifar nas suas plantas uma vez por semana fazendo a proporção de 1 copo da mistura para 10 copos de água.
5 – Óleo de Neem
O Óleo de Neem é extraído da arvore indiana Nim.
Após muitas observações sobre esta arvore, foi observado que a mesma não pegava pragas ou bichos, após muito estudo sobre os mesmos estudiosos chegaram ao óleo que é um repelente natural contra insetos.
Mesmo sendo um inseticida natural muitos hortelãos não gostam de usar o Óleo de Neem em suas hortas orgânicas.
Aqui na nossa horta os dois mais utilizados são a calda de fumo e o Óleo de Neem.
O Óleo é encontrado em diversos tamanhos e frascos, mas o que eu gostei mais depois de muitos testes foi esse da marca Fertibom que vem puro em um fraquinho de 15ml e você prepara com água ele rende 3 litros por frasquinho. 🙂
Aqui na cidade eu encontro o Neem nas floriculturas, pois eles também usam muito para eliminar a mosca minadora.
Uma dica que quero frisar bastante aqui é que mesmo sendo repelentes e inseticidas naturais, devemos utilizar todos com muita cautela.
Utilizando de maneira incorreta também matamos os predadores naturais das pragas o que pode acarretar no aparecimento de mais pragas na sua horta.
Aqui na minha horta eu uso uma vez por semana como prevenção e se houver algum atraque de praga uso no máximo duas vezes na semana.
Bem é isso ai. Essas são as 5 maneira que eu utilizo aqui para controlar os pulgões.
Agora deixe o seu comentário aqui em baixo para mim e me responda a seguinte pergunta: E você, tem problema com pulgões na sua horta?
Agora é com você compartilhe esse artigo com os seus amigos pelos botões de compartilhamento logo ai em cima do artigo e me ajude a espalhar o verde para o maior número de pessoas possível.
Eu conto com você,
Até a próxima!