Como plantar beterraba

Tempo de leitura: 6 minutos

Originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, a beterraba é um legume bastante utilizado na culinária. Devido ao sabor adocicado é consumida cozida e crua na forma de salada. De formato semelhante a um pião a beterraba geralmente é encontrada na cor vermelha escuro, mas também pode ser encontrada nas cores amarelo vermelho-alaranjado e branco. Esse legume ainda é utilizado na produção de açúcar, sucos e sopas.

A beterraba além de ser de fácil cultivo é rica em vitaminas e nutrientes.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma horta em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar beterraba.

Cultivares: os tipos de beterraba

Existem três tipos de  beterraba que classificam-se em açucareira, forrageira e as que tem as raízes consumidas como hortaliças.

A beterraba-açucareira é cultivada para a extração de sacarose, ou para a produção de álcool. Já a beterraba forrageira é cultivada principalmente para servir de alimento para o gado.

Embora a maioria dos tipos de cultivares de beterraba tem raízes de cor vermelha ou vermelho-arroxeada, o que muitos não sabem é que existem beterrabas de cultivares amarelos, alaranjados e brancos.

Local de plantio

Você não precisa de um extenso jardim ou de uma fazenda para plantar beterrabas. Pode plantá-las em um vaso. A beterraba precisa de solo bem drenado, profundo, leve, sem pedras ou qualquer outro detrito, fértil e rico em matéria orgânica.

Como citado acima, a beterraba precisa de solo um pouco mais profundo que o tomate, então para o plantio em casa procure vasinho mais fundos e com furos para que a beterraba ao ser regada não fique encharcada.

Época de plantio

Em lugares de altitude acima de 800 metros a beterraba pode ser semeada o ano todo.

De 400 a 800 metros, o cultivo é indicado entre os meses de fevereiro e junho. Abaixo de 400 metros, o melhor período para a plantação é de abril a junho. A semeadura pode se tornar mais difícil nos meses quentes e chuvosos.
A beterraba não é muito resistente a doenças foliares, por isso não se da bem em época muito quente.

Dependendo das condições ambientais. A beterraba germina geralmente após três semanas de seu plantio.

Irrigação

Para realizar a irrigação da beterraba o recomendado é que se use irrigação por aspersão. Realizando irrigações leves e frequentes pela manhã, para evitar que as plantas permaneçam molhadas durante a noite. A falta de água afeta de forma drástica a beterraba, deixando as raízes da beterraba lenhosas e reduzindo sua produtividade. Os 60 primeiros dias são os mais críticos no cultivo.

Cultivo

Antes de realizar a adubação da beterraba o ideal é realizar uma analise de solo, seguida da calagem, se necessário. Caso o solo esteja pobre em nutrientes além da adubação com adubo químico é bom adicionar boro e zinco.

O sistema de cultivo da beterraba e feito por semeadura direta ou plantio por mudas. A beterraba ao contrario de outras hortaliças, se adapta bem ao transplante, sendo este o sistema mais utilizado no Brasil.

Colheita

Quando as beterrabas crescerem, colha algumas para abrir espaço para as outras crescerem. Não as deixe ficarem grandes demais. Colha as beterrabas quando estiverem com 5 cm de diâmetro. Isso leva 55 a 60 dias. A beterraba deve ser arrancada manualmente, lavada em água corrente e secada.

Benefícios da beterraba

A beterraba é rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.

O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésio é requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.

A vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organismo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fração consumível está contida na porção avermelhada.

Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme e em processos inflamatórios em geral.

Dica da horta

Em casa você pode montar um vaso para plantio da beterraba colocando pedras no fundo, coloque um pano sobre as pedras então completar o vaso até a boca com terra.

Dê algumas batidinhas no vaso para que a terra se acomode bem e faça, na superfície, pequenos furos de 1 cm de profundidade com um pauzinho ou o dedo mindinho, por exemplo. Os furos devem ter cerca de 2 ou 3 cm de espaço entre eles.

Coloque uma semente dentro de cada furo e cubra-os com terra.

Borrife uma boa quantidade de água nessa primeira rega para ter certeza de que as sementes serão umedecidas, e daí em diante basta manter a umidade borrifando um pouco de água todos os dias.

Dentro de uma semana, mais ou menos, você começará a ver folhinhas brotando. Continue regando diariamente e acompanhe o crescimento das suas mudinhas de beterraba pelo tempo que aguentar. Você poderá colhê-las ainda mini, para decorar um bonito arroz colorido ou uma salada de rabanetes, ou deixá-las crescer até atingirem 10 ou 12 cm de altura. A partir daí as mudas começarão a formar, na base do caule, a beterraba propriamente dita, e então é indicado colher de uma vez porque, com o espaçamento das sementes muito justinho, as raízes tuberosas não terão espaço para se formar e sua plantação vai entrar em colapso!

Para quem não gosta muito de beterraba a dica é colhe-las ainda novas e assar ou refogar no azeite, fica uma delícia.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.