Como planejar sua horta

Tempo de leitura: 4 minutos

Conforme dissemos no artigo anterior, ter uma horta em casa ajuda na qualidade de vida e na economia da família, já que o custo para o cultivo em casa é bem menor comparado com o custo de compra de legumes, verduras e vegetais. Nesse artigo veremos como devemos realizar o planejamento da nossa horta, levando em conta espaço disponível, mão de obra, orçamentos, etc.

Como planejar sua horta

A primeira e uma das principais medidas a serem tomadas no desenvolvimento de uma horta é o seu planejamento. Através do planejamento podem-se definir previamente os objetivos pretendidos, os meios e ferramentas necessárias para alcançar os objetivos, evitando alguma possível dificuldade que possa aparecer. Antes de começar a horta leve em consideração qual o objetivo e o tipo de horta que se pretende implantar. Verifique se a sua horta será domestica, demonstrativa, institucional, comercial ou outra de sua escolha.

Após a definição dos objetivos, verifique a disponibilidade de espaço, ferramentas, materiais, insumos e a mão de obra que será necessária para a implantação e manutenção da horta. Verifique o que já possui a disposição e anote o que falta, mesmo que sua horta seja pequena, anote, pois assim poderá fazer futuras comparações de desenvolvimento.

Como evitar acidentes com animais domésticos.

Na fase de planejamento deve-se registrar tudo o que está relacionada à horta, inclusive se existe algum animal em casa ou na vizinhança que possa prejudicar ou danificar a horta. Caso seja constatado a existência de animais o ideal é planejar a construção de uma cerca ou muro ao redor de sua horta.

Para animais de menor porte como cães, galinhas e porcos utilizar apenas cerca com tela de arame galvanizado, que pode ser encontrado em diferentes medidas e tamanhos de abertura de vãos.

Somente a instalação da cerca em alguns casos pode não garantir a proteção da horta, pois os cães e porcos pode cavar e passar por baixo da cerca, sendo assim avaliar a viabilidade da construção de uma mureta com 50 cm de altura acima do solo e em torno de 20 cm de base abaixo do nível do solo.

Como planejar a escolha do terreno.

Em muitos dos casos a escolha do terreno não entra no planejamento, já que o terreno a ser utilizado será o espaço disponível no jardim. Ainda sim algumas recomendações são bem vinda.

Observe o local e avalie se ele possui fácil acesso.

Verifique se ira atender os seus objetivos, pois melhora a qualidade das verduras e legumes se o terreno for próximo do local de venda ou de consumo. Observe se o seu terreno ira receber boa iluminação do sol e ventos moderados.

O terreno não deve reter água, deve ter boa profundidade e ser rico em matéria orgânica.

Observe a fonte de água, quanto mais próxima do terreno melhor.

Como planejar sua horta em apartamentos e pequenos espaços.

Com a urbanização os espaços se encolheram e as pessoas não cultivam mais em casa para a prática da agricultura domestica, mas isso não impossibilita o plantio. Uma horta também pode ser cultivada em um apartamento, sendo mais simples do que se espera, não sendo necessário para isso muito espaço, já que ele é reduzido em apartamentos, mas as plantas irão necessitar de muita luz e cuidados.

Para começar o planejamento primeiro escolha o que deseja plantar. Os temperos como cebolinha, salsa, coentro podem facilmente ser plantados em pequenos vasos e não exigem muito espaço. Para as plantas maiores deve-se optar pelas que tem raízes mais rasas como tomate, alface, pimenta biquinho, morango, rúcula e brócolis.

Depois de decidido o que plantar o próximo passo é a escolha dos vasos para o plantio. Uma importante observação que se deve fazer sobre o vaso é que o mesmo deve ter furos para o escoamento da água. Para os temperos, que não crescem muito, podemos adquiri pequenos vasos, jarros, garras pets e mais uma porção de coisas.

Benefícios do planejamento da horta

O planejamento e o acompanhamento sendo no jardim ou no apartamento vão ajudar a reduzir os custos com adubos, sementes e água para irrigação. Planejando pode-se melhorar a produção e assegura a conservação do solo, evitar imprevistos com animais e possibilitar a produção continua de hortaliças.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.