Como plantar cebolinha

Tempo de leitura: 6 minutos

A cebolinha (Allium schoenoprasum) é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Historiadores acreditam que a cebolinha veio para a América trazida pelo navegador Cristóvão Colombo, e seu cultivo existe a cerca de 3.200 anos a.C pelo povo persa.

Versátil e essencial na fabricação de muitos temperos a cebolinha é utilizada em praticamente todas as partes do mundo. É utilizada na preparação de pratos como sopas, caldos, omeletes e nos purês de batata.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar  cebolinha.

Cultivares: Os tipos de Cebolinha

A cebolinha é uma planta, que assim como o espinafre possui apenas duas espécies, ambas pertencentes à mesma família:

A espécie fistulosum (cebolinha-comum ou verde) proveniente da Sibéria; e A schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega), proveniente da Europa.

Local de plantio

Embora a cebolinha seja uma hortaliça que se adapte bem a quase qualquer tipo de solo alguns cuidados podem ser tomados para não prejudicar a produção.

A cebolinha se desenvolve melhor em solos de textura média e com teores adequados de matéria orgânica. O solo necessita de boa drenagem para o bom desenvolvimento das raízes.

Época de plantio

A época ideal para o plantio da cebolinha é de abril a junho.

Cultivo

A cebolinha é cultivada por meio de mudas ou sementes, sendo o processo por mudas o mais rápido, podendo mostrar resultados de um dia para o outro.

O plantio por meio de sementes e mais lento e apresentará os primeiros resultados após 40 dias.

Após escolher a forma que mais lhe agrada basta realizar o plantio da cebolinha.

Para plantio por mudas, deve-se adquirir um maço de cebolinhas ainda com as raízes. Devemos fazer um corte nas mudas de aproximadamente três dedos acima das raízes para evitar o secamento das hastes e obter uma brotação mais sadia das suas cebolinhas.  Como as mudas ainda estão em fase de adaptação, evite deixa-las ao sol diretamente. Espere vinte quatro horas para coloca-las para receber luz solar diretamente.

O processo de plantio por sementes também e bastante simples, basta adquirir um saquinho de sementes em casas especializadas ou mesmo supermercados. Espalhe as sementes por cima da terra, não é necessário enterrar as sementes da cebolinha, pois ao realizar a irrigação as sementes serão enterradas por ela. Após vinte dias, as sementes irão se transformar nas primeiras cebolinhas. Aguarde mais uns vinte dias para fazer o transplante.

Quando as cebolinhas alcançarem de 10 a 15 centímetros elas já podem ser arrancadas e transplantadas. As mudas transplantadas devem receber luz solar diretamente, já que a cebolinha necessita de bastante luz para cresceram bem.

Uma observação importante sobre a cebolinha é que com o tempo ela mostrará flores belas e coloridas em suas hastes. Apesar de parecer uma pena, as flores devem ser cortadas, pois causam um enorme desgaste na planta.

Irrigação

O irrigue da cebolinha deve ocorrer com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Colheita

A colheita de folhas da cebolinha verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade.

Benefícios

O alto poder nutritivo da cebolinha a torna um dos melhores antibióticos naturais. Rica em flavonoides, também é anti-inflamatória, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta.

Algumas substâncias na cebolinha reduzem o endurecimento do sangue nas veias, como eles liberam ácido nítrico, pelo que reduz a pressão arterial de uma forma geral. Também evita a formação de coágulos e tem ação fibrilar nos vasos sanguíneos, o que ajuda a minimizar os riscos de sofrer de artéria coronária, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral. A cebolinha contém muita vitamina C, e muitos outros antioxidantes, esta vitamina ajuda a evitar o câncer nos pulmões e na cavidade bucal e recentemente ganhou status de alimento anti câncer, em especial os de próstata e do estômago. Cura a acne e a artrite reumatoide é uma das melhores fontes naturais de vitamina K, e essa vitamina ajuda na formação e no fortalecimento dos ossos. Um nível adequado de vitamina K no corpo ajuda a evitar os danos no cérebro. Ele tem uma propriedade que ajuda a tratar a doença de Alzheimer.

A cebolinha fresca é uma fonte muito rica de ácido fólico, composto essencial na síntese de DNA e divisão celular. Um nível adequado de ácido fólico na dieta das gestantes ajuda a prevenir os defeitos do tubo neural dos recém-nascidos.

De agora em diante, acrescente a cebolinha em sua dieta diária. Ela pode ser utilizada em várias receitas saborosas, desse modo você estará ingerindo uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para sua saúde.

Dica da horta: Como plantar cebolinha em vasos

A cebolinha desenvolve-se muito bem em vaso. Escolha um vaso comprido e escolha terra com muita matéria orgânica. Tenha atenção à umidade da terra, no vaso a terra pode secar rapidamente se não for regado todos os dias. Procure um local com bastante luz solar, pois conforme foi mencionado acima a cebolinha necessita de muita luz do sol para se desenvolver.

Encha 1/3 do vaso ou jardineira com pedriscos para facilitar a drenagem da água. Lembre-se de que os vasos devem ter furos para não acumular água no fundo. O vaso não precisa ser muito fundo, já que a cebolinha não tem raízes muito profundas.

A cebolinha é uma das hortaliças mais cultivas em vasos e em residências, pois ocupa pouco espaço e não cresce muito.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique no link abaixo e veja nosso Curso Minha Horta em Casa.  Esse curso vai ajudar você a produzir alimentos orgânicos, saudáveis e sem agrotóxicos na  Horta em Casa.

Curso Minha Horta em Casa:
Link para o Curso: https://hortaemcasa.net.br/horta-em-pequenos-espacos

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Fontes: cptcursos, revistagloborural.
Imagens: Google.

2 Comentários


  1. Adorei a matéria. Vou começar minha horta em casa. Como não disponho de muito espaço, vou começar com uma horta vertical. Muito obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.