Como plantar tomate

Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar de ser coloquialmente chamado de verdura, o tomate é uma fruta altamente cultivada e consumida no mundo inteiro. Contendo apenas 21 calorias a cada 100 gramas, o tomate é uma das frutas com menor índice calórico.

94% de sua composição é de água, o restante são vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), folatos, potássio, ferro, magnésio e fósforo. Além de outras substâncias importantíssimas para nós, como fibra vegetal que além de ser laxante ajuda a reduzir o colesterol.

Devido à sua facilidade de cultivo, o tomate é uma das plantas mais cultivadas para o iniciante com o seu próprio jardim urbano.
É necessário encontrar um local ensolarado e água em pequenas quantidades, manter o solo úmido já que este fruto pode ser cultivado na maior parte dos solos, sem exigir uma grande manutenção.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma horta em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar tomate.

Cultivares: os tipos de tomate

Existem vários tipos de tomates. Ex: Coração de boi, Cereja, Chucha ou Redondo podendo optar por cultivar qualquer um deles, na sua própria casa.

Procure escolher a variedade levando em consideração a resistência a doenças, a produtividade, adaptação, tamanho da planta. Verifique o material informativo de empresas e produtores de sementes para uma melhor escolha do tipo a se plantar.

Local de plantio

Comece por escolher um local arejado e com bastante sol direto. O ideal será os tomateiros terem, pelo menos, 4 horas de sol por dia, para potenciar a qualidade e quantidade dos frutos.

Ao plantar tomates em vasos, estes não necessitam de ser demasiado grandes, ainda que o tamanho dos tomates vá variar consoante o tipo escolhido. Em média, vasos de cerca de 40 centímetros de altura são os mais indicados.

Época de plantio

Os tomates devem ser semeados a partir do início da primavera, preferencialmente entre os meses de abril, maio e junho onde a temperatura media varia entre 18 a 25 graus. Para produzir os seus próprios tomates, poderá comprar sementes ensacadas, ou aproveitar as sementes de tomates que consumiu. Se optar pela segunda hipótese, corte os tomates a meio e retire a polpa e as sementes. Peneire a polpa, lavando com água corrente e separe as sementes, que devem ficar a secar de um dia para o outro. Ao semear, faça-o no vaso definitivo, já que os tomates são altamente sensíveis aos transplantes.

Irrigação

Tomates precisam de bastante água, mas não em demasia. É importante que, deixe a terra secar a superfície, para que não fique demasiado úmida, propiciando o aparecimento de fungos e outras doenças.

A irrigação excessiva do tomate provoca uma serie de inconvenientes, tais como retardamento da maturação dos frutos, remove nutrientes, principalmente nitrogênio, para longe do alcance das raízes, ocasiona queda das flores, favorece a ocorrência da podridão e o aparecimento de doenças, aumentos dos gastos e mão de obra. Não exagere na irrigação e evite molhar as flores.

Cultivo

É recomendável o uso frequente de fertilizante ao longo do crescimento dos tomateiros. Assim que o tomateiro tiver ramos com flores, a parte superior do caule principal deve ser cortada, para estimular o amadurecimento dos frutos. É também aconselhável a remoção dos gomos que se formam entre as folhas, quando apresentam um comprimento de 2 centímetros. Acompanhando o crescimento da planta, prenda o tomateiro a uma estaca, para ajudar a suportar o peso dos tomates, sem vergar.

Colheita

Os tomateiros irão dar fruto entre o verão e o outono, sendo que a sua colheita deve acontecer assim que estes se encontrem vermelhos e maduros. Para colher o tomate, sem prejudicar os caules do tomateiro, deverá rodar os tomates até que estes se soltem. Se preferir, poderá colhê-los ainda verdes, especialmente no tempo frio, e deixá-los amadurecer em casa.

Benefício do tomate : Prevenção do câncer de próstata

Esta fruta vermelha é um dos alimentos mais ricos em licopeno, substância que impede a oxidação das células da próstata, e seu crescimento anormal. Portanto, todo homem deveria comer tomate diariamente e aproveitar suas propriedades anticancerígenas.

Mas é importante lembrar que o licopeno é mais presente no tomate vermelho que no verde, e também que ele é mais bem absorvido pelo corpo quando comemos o tomate frito ou cozido, e acompanhado de um pouco de azeite. Ou até mesmo o molho de tomate pode ser mais nutritivo que ele cru. Apesar de ter nutrientes mais focados na proteção da próstata, o tomate também é um ótimo alimento preventivo do câncer de mama.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.