Tempo de leitura: 6 minutos
O pimentão (Capsicum annuum) , fruto latino-americano, de origem Mexicana e América Central espalhou-se pelo mundo após a chegada dos colonizadores português nessas terras. Os portugueses disseminaram o pimentão pela Europa, pela Ásia e pela África.
Com cores variadas, vibrantes, baixas quantidade calorias e rico em vitaminas e nutrientes, o pimentão é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Assim como a alface, o pimentão pode ser consumido cru em forma de saladas.
Consumido cru, algumas variedades de pimentão, possui maior quantidade de vitamina C que a laranja e o limão. Depois de seco ou quando cozido perde 60% essa propriedade. Além da vitamina C o pimentão possui ainda propriedades que beneficia pele, cabelo e unhas.
Agora que você já sabe os benefícios de ter uma horta em casa e como planejar a sua horta e, veja como plantar pimentão.
Cultivares: os tipos de Pimentão
As variedades mais comuns de pimentão são o verde, o amarelo e o vermelho quando maduros, porém, existem ainda os pimentões de cor roxa, branca e laranja, que são variedades exóticas. O fruto do pimentão pode ter formato quadrado, retangular e cônico.
A maior parte do cultivo de pimentão verde se da em campo aberto, já os de cor vermelha e amarela são em sua grande maioria cultivados em estufas.
Local de plantio
O pimentão desenvolve-se melhor em de solo profundo de boa drenagem e sem salinidade. Verifique se o local escolhido é fértil, ou se será de fácil adubação caso necessário.
Devido a sua exigência em calor e alta luminosidade o local deve receber bastante luz do sol, cerca de pelo menos 4 horas por dia, e receber sombra nos períodos mais quentes do dia.
Época de plantio
O pimentão pode ser cultivado de agosto a janeiro nas regiões Sul e sudeste, e de março a outubro nas demais regiões do país. Isso se deve ao fato do pimentão ser uma planta tropical, de regiões quentes e possuir baixa tolerância ao frio. A temperatura ideal para o cultivo do pimentão fica entre 21 a 27 graus.
Em regiões de clima temperado, o ideal é realizar o plantio em períodos menos frios.
Cultivo
As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura.
O espaçamento recomendado é de 80 a 120 cm entre as linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas, variando com o cultivar e as condições de cultivo.
Análises de solo podem indicar se o local escolhido para o plantio do pimentão necessita de adubação. Caso constada a necessidade procure a utilização de adubos orgânicos, de material vegetal e estercos ricos em nitrogênio. A adubação do pimentão deve ocorrer 30,60 e 90 dias após transplante para o local definitivo.
Procure manter a planta livre de competição com o mato e evite o contato direto do pimentão com o chão amarrando-o em uma estaca de pelo menos 1 metro de altura.
Uma importante observação a se fazer no caso do plantio do pimentão é observar se o local escolhido para o cultivo não foi utilizado anteriormente para o plantio de batata e tomate, pois como pertence à mesma família possuem doenças que podem ser transmitidas pelo solo.
Irrigação
O pimentão gosta de água principalmente no período de floração e desenvolvimento de frutos. Quando lhe falta água pode ocorrer à podridão dos frutos em virtude da deficiência de cálcio. Contudo porem deve-se observar e ter cuidado com a irrigação uma vez que o pimentão não gosta de solo encharcado. Regue apenas quando necessário para manter o solo sempre úmido.
Lembre-se de nunca regar as plantas quando o sol está alto sobre elas, pode podem danificar as raízes.
Colheita
O pimentão é colhido de 100 a 110 dias após a sua semeadura, podendo se estender por mais alguns meses. Pode-se realizar a colheita quando o fruto atingir um bom estado de desenvolvimento, quando apresentar o ápice da coloração do tipo escolhido.
Benefícios do Pimentão
O pimentão é rico em fibra, vitamina C e vitamina A, minerais como cálcio, ferro e fósforo. É um excelente antioxidante natural e um bom protetor das células. A ingestão regular do pimentão ajuda a eliminar vermes intestinais e protege a mucosa gástrica. O pimentão é da família das solanáceas de vegetais que inclui pimenta, berinjela, tomates e batatas.
Os alimentos com alta atividade antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, como os pimentões, são ótimos para o sistema cardiovascular. Um fator de risco para a doença cardíaca é a inflamação crônica e estresse oxidativo, o que pode ser reduzida pela ingestão de pimentão. Além disso, a capsaicina, a substância que dá o sabor picante aos pimentões, tem sido objeto de muitos estudos de saúde cardíaca diferentes.
Os pimentões ainda são ricos com duas vitaminas que são essenciais para a saúde dos olhos, principalmente para afastar doenças oculares relacionadas à idade. A Vitamina C ajuda a prevenir a catarata, enquanto a vitamina A é acreditada para prevenir a degeneração macular. Ambas as vitaminas promovem, olhos fortes e saudáveis.
Dica da horta
O pimentão pode com algum cuidado ser cultivado em vasinhos dentro de casa. A maior atenção que se deve render ao pimentão é sempre o solo úmido e quente o suficiente.
O vaso escolhido deve ter profundidade e diâmetro de no mínimo 35 cm, ter furos para a escoação da água e o vaso deve estar sempre e local claro e iluminado para que o pimentão receba a luz do sol.
Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa? Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados. Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.
Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.