Como Usar o Óleo de Neem Para o Controle de Pragas na Sua Horta

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos grandes desafios de se ter uma horta em casa e principalmente orgânica é fazer o controle de pragas de forma a manter as plantas saudáveis, puras e livres de agrotóxicos.

Desde o primeiro plantio do meu pezinho de couve tive problemas principalmente com pulgões e larva minadora que volta e meio vinha se alimentar das lindas folhas de couve que surgiam com o decorrer do tempo.

O que eu precisava era uma maneira de combatê-las sem prejudicar as minhas plantas. Depois de muitas tentativas e pesquisas acabei encontrando uma solução que me agradou muito e que resolveu os meus problemas com essas pragas.

Em uma floricultura pertinho da minha casa eu conheci o Óleo de Neem, esse óleo é um inseticida natural, de baixo custo e sem nem um efeito colateral sobre as plantas ou ao meio ambiente.

Nesse artigo eu vou falar sobre como eu faço o uso do Óleo de Neem na minha horta.

Preparada (o)?

Vamos lá.

Mas afinal, de onde vem o Óleo de Neem?


O Óleo de Neem é obtido da prensagem a frio das sementes da árvore de nem. Árvore originária da Ásia, de rápido crescimento, alta tolerância a temperaturas mais secas e solos com baixos nutrientes.

A árvore de neem em sua fase adulta pode chegar a até 20 metros de altura e a produção de semente para a extração do óleo começa a ocorrer já nos primeiros três anos após o plantio.

Aqui no Brasil as pesquisas com o Neem se iniciaram no ano de 1986, as primeiras mudas da arvore foram plantadas em Santa Catarina pela UFSC

O Óleo de Neem para utilização


O Óleo de Neem pode ser encontrado em diversas embalagens.
O Óleo de Neem pode ser encontrado em diversas embalagens.

Depois de extraído os frutos da árvore de Neem (Azadirachta indica) o Óleo de Neem é embalado nos mais diversos tipos e tamanhos de frascos para poder se comercializado.

Alguns frascos do Óleo já vêm diluídos em água pronto para o uso e alguns vem na forma concentrada do Óleo.

Os frascos maiores já vêm com o borrifador onde você só precisa agitar bem e borrifar sobre as plantas, mas caso você opte pelos frasquinhos menores mais convencionais terá que adquirir também um borrifador.

Eu sempre prefiro comprar os que vêm concentrados para que eu mesma possa fazer a diluição em casa, onde eu possa controlar a quantidade de acordo com as minhas necessidades.

Óleo de Neem utilizado no Horta em Casa.
Óleo de Neem utilizado no Horta em Casa.

Aqui no Horta em Casa eu já testei das mais diversas marcas e frascos comercializados, mas esse da Fertibom foi o que eu gostei mais e que percebi que obtive um melhor rendimento e resultado contra as pragas.

Preparando o Óleo de Neem para utilização na horta


Diluindo o óleo de Neem na água.
Diluindo o óleo de Neem na água.

Como gosto de comprar os frasquinhos convencionais e concentrados eu mesma preparo o Óleo quando vou utiliza-lo.

A preparação é fácil e não exige prática e nem muitos cuidados especiais.

O frasquinho que eu compro que custa aqui na minha cidade R$ 5,00, bem baratinho por sinal, já vem com todas as instruções de que preciso para preparar o Óleo e ainda rende 3lt.

Em um recipiente limpo eu coloco 1lt de água e 15ml do Óleo. O frasquinho já vem com as marcas corretas de onde está a medida.

Acrescentado o Óleo a água basta agitar bem até obtermos uma cor meio amarelada.

Simples, rápido e prático. 

Utilização do Óleo de Neem na horta


Borrifador para borrifar as plantas com o Neem.
Borrifador para borrifar as plantas com o Neem.

Com o Óleo preparado utilizo um pequeno borrifador para realizar a pulverização nas minhas plantas.

A pulverização deve ocorrer nos períodos mais frescos do dia, ou de manha ou mais ao entardecer depois que o sol se por ou não tocar mais as suas plantas.

Eu prefiro realizar a pulverização com o Óleo aos domingos de manha, pois no domingo tenho mais tempo para dedicar a minha horta e ao realizar a pulverização de manha vai dar tempo das folhas secarem e não vão passar a noite encharcadas.

O óleo de Neem na minha horta


Borrifando o Óleo de Neem no manjericão.
Borrifando o Óleo de Neem no manjericão.

Com ação confirma contra mais de 500 espécies de insetos e ácaros o Óleo de Neem vem ganhando cada vez mais espaço nas hortas domésticas.

A não toxidade do Neem faz com que ele não seja prejudicial nem ao meio ambiente e nem ao homem, sendo assim de fácil utilização e manuseio.

Cuidados especiais com a pulverização do Neem na horta


A minha atitude de pulverizar a horta com o Óleo de Neem de apenas uma vez por semana não se dá por acaso.

Mesmo sendo um defensivo natural o Neem tem suas contra partidas se usado de forma incorreta.

Se aplicado diariamente o Neem também pode provocar a morte dos predadores naturais das pragas, o que favorece o aumento no numero de pragas na sua horta.

Outra questão sobre a aplicação do Óleo de Neem é que ele não deve ser aplicado sobre árvores frutíferas que estão florindo, pois a pulverização sobre as arvores nestas condições pode acabar por espantar os insetos pulverizadores o que vai atrapalhar a polinização, o desenvolvimento e crescimento dos frutos.  

Bem é isso ai. É assim que eu faço uso do Óleo de Neem para o controle de pragas na minha horta.

Agora deixe o seu comentário para mim abaixo e me responda a seguinte pergunta. Como você faz o controle das pragas na sua horta em casa?

26 Comentários


  1. Olá, comprei o óleo de mim já pronto, da planeta garden. Por que meus tomates estavam infestados de moscas brancas, já apliquei duas vz, e não vi resultados. Todas as vz que vou nas plantas estão infestadas com as moscas. Oque eu faço??? Help me

    Responder

    1. Oi Donata,
      bom dia.

      Eu não costumo recomenda a utilização do Óleo de Neem em tomateiros pelo fato de ser uma planta frutífera e suscetível a fungos.
      Molhando as folhas do tomateiro pode ser que haja proliferação de fungos visto que eles gostam de ambientes úmidos e por necessitar de polinizadores, o Neem os afasta.

      Verifique a adubação e a iluminação diária do seu tomateiro, assim como também a irrigação do tomate.

      Ainda sim se você decidir utilizar opte por utilizar o Neem no tomate somente uma vez na semana e vise passar também da parte de baixo da folha onde as pragas ficam escondidas.

      Responder

    1. Oi Elis,
      bom dia.

      Obrigada.
      Que bom que você gostou.

      É sempre bom compartilhar conhecimento. 🙂

      Responder

  2. Olá Edilaine. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento! É muito gentil em responder a todos.
    Tenho uma horta em casa e em vasos, é recente e ainda não apareceu pragas. Fui orientada onde compro as hortaliças a usar o óleo de neem. A minha dúvida é se devo usar na prevenção e como lavar as hortaliças antes de consumir.

    Responder

    1. Bom dia Fabiane,
      tudo bem?

      Primeiramente obrigada pelas palavras de apoio. 🙂
      Isso é o que me faz querer compartilhar cada vez mais o que pratico aqui na minha horta.

      Quanto ao Óleo de Neem eu gosto de usar uma vez por semana como prevenção.
      Todo domingo de manha eu faço uma vistoria da minha horta, removo os matinhos invasores e borrifo o óleo.

      Dessa maneira combato os ovos de lagartas que estão para eclodir.
      Conforme sempre oriento os leitores do hortaemcasa.net.br eu não aplico Óleo de Neem em plantas floríferas/frutíferas pois afasta os polinizadores.

      Quanto a lavar as hortaliças, sim eu sempre lavo antes de consumir.

      Quaisquer novidade me avisa aqui tá?
      Grande abraço e sucesso.

      Responder

  3. Agora fiquei com dúvidas, meu pé de acerola está com pulgões e cochonilhas, comprei o óleo de Neem concentrado para fazer o combate, no entanto, meu pé de acerola está cheio de flores, flores estas que estão caindo sem dar frutos e sendo consumida pelas pragas, o que devo aplicar já que o Neem também espanta os polinizadores?

    Responder

    1. Oi André, bom dia.

      Quanto as flores estarem caindo acredito que seja falta de nutrientes para o seu pé de acerola. Na época de floração e frutificação
      é exigido das plantas muita “energia” para realizar a produção dos frutos. Nessa fase elas precisam de uma boa adubação.

      O Neem eu não recomendo na fase de floração pois se os polinizadores se afastarem sua acerola não vai dar frutos.

      Para não perder essa sua “safra” experimente realizar uma adubação com esterco de gado uma vez por semana durante 6 semanas para que ela possa se estabelecer.

      Se não forem muitos os pulgões você pode experimentar removê-los manualmente.

      Aqui tem um outro artigo onde eu falo sobre 5 maneiras de combatê-los.

      Da uma olhadinha aqui → 5 Maneiras Pra Você Se Livras dos Pulgões de Uma Vez Por Todas

      Responder

  4. Muito boa sua orientação.
    Já uso o óleo de neem e posso afirmar que realmente funciona, mas duas coisas me preocupavam: o uso em frutíferas em floração e a aplicação no final da tarde. Na primeira situação eu temia exatamente que o efeito repelente do óleo pudesse afastar os polinizadores e na segunda por deixar as folhas encharcadas durante à noite. Em seu artigo pude confirmar que essas minhas preocupações estavam corretas. Obrigado.

    Responder

    1. Oi Luiz, obrigada.

      Realmente ocorre de o Óleo de Neem espantar além das pragas os insetos polinizadores. Por esse motivo eu nunca uso em planta que estão florindo ou em plantas frutíferas com flores.

      Quanto a deixar a folha molhada também é bom evitar o uso mais a tardinha. Aqui eu sempre faço bem cedinho. Antes do sol passar por sobre as minhas plantas.

      Grande Abraço,

      Responder

  5. olá me chamo Edileuza e o meu problema e com os cascudinhos na minha horta oque poço fazer para resolver isso?

    Responder

    1. Oi Edileuza tudo bem?

      Você já tentou usar o Óleo de Neem com eles? Aqui na minha horta só uso o Óleo de Neem ou Água de fumo e não tive problema algum com os cascudinhos.

      Depois me diz se consegui.

      Grande abraço.

      Responder

    1. Oi Edilson bom dia,

      aqui na minha horta eu aplico o Óleo de Neem um dia antes da colheita, ou seja sempre que aplico no sábado eu já faço a colheita domingo.

      Sempre espero um dia para consumir.

      🙂

      Responder

  6. Oi!
    Adorei o post! Gostaria de saber sobre o óleo de neem, se quando a praga já se espalhou, se posso usar por uns 3 dias pra eliminá-las. Se não, como devo proceder? Aqui, precisei podar meu hortelã e minha salsinha no toquinho, pq viajei, e quando voltei já estava tomado. Mas claro, sempre ficam muitos bichinhos lá bem pertinho da raiz, que me preocupam, porquê já é a terceira vez que perco meu hortelã da mesma maneira 🙁

    Responder

    1. Oi Mariana obrigada. Que bom que você gostou do post.

      É uma pena você ter perdido as suas plantinhas. 🙁

      Por aqui eu faço assim Mariana, quando está muito atacado eu borrifo o óleo todos os dias logo cedinho antes do sol nascer.
      Quando as pragas vão diminuindo eu passo para 3 vezes na semana, depois que vejo que já não tem muitos mais eu faço apenas uma vez na semana como prevenção.

      Me mantenha informada tá bom?

      Boa sorte amiga.
      Forte abraço.

      Responder

  7. Bom dia Edilaine, estou aqui para agradecer todas as dicas, obrigado pela
    atenção, abraços

    Responder

  8. Boa tarde!! Edilaine
    Sou eu de novo, falei do meu manaca, ele está plantado no chão, coloquei o óleo
    neem achando estar com praga. Vc falou que não usa neem nas plantas que dão
    flores, as minhas roseiras estão dando formigas bem pretas e grandes, o que
    eu posso usar?

    Responder

    1. Bom dia Sandra!

      Eu nunca tive problemas com formigas aqui na horta.

      As formigas para não usar venenos nocivos existem dicas caseiras que pode usar.
      Minha mãe normalmente coloca as roseiras dela envoltas por garrafas pet ou aqueles potinhos de detergentes vazios.
      Ela corta o fundo deles e coloca em volta das roseiras para que as formigas não ataquem as suas folhas.

      Se as formigas estiverem cortando as roseiras você pode espalhar próximo a elas sementes de gergelim que elas vão carregar para dentro do formigueiro.

      Você deve observar Sandra é se as formigas realmente estão fazendo algum mal para a roseiras, pois tem tipos de formigas que protegem as nossas plantas de outras insetos ou pragas invasoras.

      Grande abraço amiga.

      Responder

  9. Boa tarde!
    Vc falou que o uso do neem é 1 vez por semana e não falou por quanto tempo
    eu poço usar. Pode me falar?O vidro que comprei não veio com medidor. Eu usei
    1 colher de sopa pra 500ml de água. No outro dia encontrei varias formigas no
    meu jardim, o que será de errado que fiz? Me fale, origado

    Responder

    1. Oi Sandra!
      Boa tarde tudo bem?

      Minha mãe tem uma dessas lá na casa dela, só que plantada no chão mesmo.
      Esse planta tem épocas para florir sim.
      Ela precisa também de adubação com bom substrato e de regas constantes.

      Você já deve ter percebido que eu sempre digo pra colocar um pouco de areia nas terras dos vasinho, isso é pelo motivo de deixar a terra mais arejada para as plantas, principalmente para essa que gosta de solo arejado.

      Eu não tenho costume de usar o Óleo de Neem em plantas floríferas, pois o uso constante mata ou afasta os insetos polinizadores e os predadores das plantas.

      Abraço amiga.

      Responder

  10. Boa tarde,
    Você aplica embaixo das folhas também (local de moscas brancas)?

    Responder

    1. Bom dia Edvã,

      o óleo de neem pode sim ser aplicado ao morango, porém não em tempos de florada para não prejudicar o desenvolvimento dos morangos.

      Não sei como está o clima ai na sua região nesse época do ano, mas o morando é altamente prejudicado por temperaturas muito baixas.
      Além disso folhas amarelas geralmente estão mais ligadas a falta/excesso de irrigação ou de adubação o que faz com que não tenha nutrientes o suficientes.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.