Tempo de leitura: 6 minutos
Hoje os pequenos espaços e grandes construções nos fizeram deixar de plantar, assim como a falta de tempo nessa nossa vida corrida que vivemos.
Quando decidi plantar eu mesma parte dos meus alimentos eu sai em busca de mais informações e conhecimento na área.
Após várias tentativas que acabaram em erros e acertos eu fui convertendo as minhas experiências em artigos para o site Horta em Casa.
Horta em casa pode ser um espaço pessoal onde cada um pode fazer a sua hortinha vertical para poupar espaço em casa, ou mesmo um espaço coletivo como são as hortas urbanas ou ainda aqueles que como eu faz o cultivo da sua hortinha em vasos.
Estudos indicam que sua horta deve ser a sua maneira, você pode fazer uma horta com caixotes, baldes, pallets, litros de garras Pets ou qualquer outro potinho de sua preferencia.
Nesse artigo você vai descobrir 5 motivos para começar a sua horta em casa.
Preparado (a)?
Então vamos começar.
Motivo #1: Intimidade com seu alimento
Aquele alimento não veio direto da terra para você, você não o colheu no pé ou mesmo o viu crescer.
Agora pense em como seria se você o tivesse cultivado. Pense em como seria ver a sua pequena mudinha crescendo a cada dia verdejante e saudável.
Você coloca a mão na terra, você colhe a sua plantinha, sente o verdadeiro aroma da sua hortaliça, você a coloca no prato e sente o sabor e a textura e com grande satisfação você diz “Fui eu que plantei”.
Motivo #2: Plantar é uma terapia
Você já parou para pensar em quanto tempo você tira no seu dia a dia para uma atividade simples, relaxante e prazerosa?
Estudos indicam que as plantas são capazes de elevar a nossa autoestima, aliviar a depressão, melhoras funções motoras, concentração e a motivação.
Ao trabalhar na sua horta você trabalha ao ar livre, exercita músculos, cérebro e ainda se expõe ao sol e ao ar puro.
Ao ter contato com a terra a pessoa tem o prazer de se sentir útil a ela mesma e às demais pessoas a sua volta.
Muitas instituições já usam a horta como fonte de terapia ocupacional principalmente para pessoas idosas.
A horta ainda estima o convívio e a interatividade entre pessoas, além de proporcionar uma ótima forma de incentivo para as crianças.
Que tal experimentar?
Motivo #3: Você sabe o que vai ao seu prato?
De acordo com o site G1 e a Revista Galileu o Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos e tudo isso vai parar nesses alimentos.
Dados mostram que devido ao grande uso de agrotóxicos no país as pragas estão se tornando cada vez mais resistentes exigindo cada vez mais agrotóxicos para combatê-las.
Ao optar por cultivar a sua horta em casa, em apartamentos, em vasos, potes, garrafas ou qualquer outro tipo de local é você quem decide o que vai usar em suas plantas.
Se preferir pode fazer sua horta apenas com adubos e defensivos naturais.
Cultive a sua horta e me conte qual foi o seu resultado e a sua conclusão sobre os sabores, as cores e os aromas das hortaliças e vegetais.
Motivo #4: Ter uma horta em casa é mais barato e sustentável
Cultivar em casa pode economizar muitas idas a feira e ainda vai lhe poupar algum dinheiro para você poder investir em outras áreas. 🙂
Ao iniciar uma horta você pode fazer em um espacinho nos fundos de casa ou implantar em potes reciclareis garrafas pet que você jogarias fora e além de cultivar você ainda estaria contribuindo com o planeta.
Ao criar a sua horta você pode chamar seu vizinho, seu amigo, seu irmão ou irmã para lhe dar uma forcinha dividindo assim a produção e os custos.
Ao idealizar sua horta você pode tomar gosto pela coisa e ir além do esperado sendo responsável por construir uma horta comunitária.
Caso decida por criar uma horta orgânica você já estará contribuindo para a não utilização de agrotóxicos, contribuindo assim com a sua família e com o planeta.
Motivo #5: É o máximo com as crianças
Uma forma de estimular os pequeninos e manter a atenção deles é desenvolver junto com eles uma horta em casa.
Muito se diz a respeito de alimentação saudável e economia de recursos naturais, com uma horta você pode ensinar seus filhos a aprender desde cedo sobre isso.
Em contato com a terra as crianças se acalmam se matem ocupadas, aprendem sobre a responsabilidade para com o cuidado com as plantas além de adorar comer aquilo que eles mesmos plantaram.
Não perca tempo, ensine seu filho o cultivo em casa, ele vai te agradecer depois.
Agora deixe o seu comentário abaixo e me responda “o que você espera para começar ainda hoje a sua horta em casa”?
Compartilhe também esse artigo com os seus amigos pelos botões de compartilhamento disponível lá no topo do site e me ajuda a levar o verde para o maior numero de pessoas possíveis.
Conto com você.
Até a próxima e “mãos à horta”!