Como plantar brócolis

Tempo de leitura: 7 minutos

O brócolis (Brassica oleracea) é um vegetal crucífero de origem europeia, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.

As folhas com limbo lobado na base e bordas onduladas e as flores imperfeitas fazem o brócolis possuir um formato semelhante a um sino.   As flores, os pêndulos florais e as folhas dos brócolis podem todos ser consumidos, tendo ainda o destaque de serem poderosas fontes de vitaminas.

Rico em fibras e vitaminas os brócolis assim como o pimentão e a alface pode ser consumido cru ou cozido, sendo que ao ser cozido em excesso o brócolis perderá grande parte de seus nutrientes.

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma hora em casa e como planejar a sua horta, veja como plantar brócolis.

Cultivares: os tipos de Brócolis

Existem dois tipos de brócolis no mercado, o brócolis ramoso mais tradicional e o brócolis cabeça única, também conhecido como ninja.

Os brócolis cabeça única ou ninja possui maior facilidade de manejo por se tratar de uma hortaliça de apenas uma colheita e apresentar maior durabilidade para o consumo.

O tradicional tipo ramoso apesar de mais trabalho e ter durabilidade menor, chegando a suportar apenas 18 horas após a colheita, é o mais indicado para quem tem a intenção de plantar para vender a hortaliça. Esse tipo de brócolis é mais saboroso e produtivo, oferecendo a possibilidade de varias colheitas dessa hortaliça.

Dos dois tipos de brócolis o ramoso é o que apresenta as cultivares mais importantes da hortaliça. A variedade de inverno é chamada de ramoso-santana, e a de verão, precoce-piracicaba. Há também o florida híbrido ramoso que pode ser plantado em ambas as estações. Os tipos cabeça única são todos híbridos, com várias opções no mercado, tanto para plantio no inverno quanto para o verão.

Local de plantio

Os brócolis desenvolvem-se melhor em solos pesados e argilosos e que sejam ricos em matéria orgânica e de boa drenagem para não encharcar as raízes.

Para o seu total desenvolvimento o brócolis precisa de alta luminosidade, local onde receba luz solar direta pelos menos nas horas mais frescas do dia.

Época de plantio 

Os brócolis por ser uma hortaliça de clima frio não se adaptam bem em regiões nas quais a temperatura media passa dos 22º C, mas devido ao desenvolvimento de novos cultivares e sementes especiais os brócolis pode ser cultivado o ano todo.

Cultivo

Antes de qualquer coisa é necessário se escolher a cultivar dos brócolis que seja cultivada. Deve ser levar em conta a época do ano em que será realizado o cultivo, pois há sementes para o cultivo no verão e o cultivo no inverno.

As sementes dos brócolis podem ser plantadas em locais diversos tais como canteiros, sementeiras, vasos pequenos ou vasos grandes e até mesmo copinhos plásticos, aqueles que se usa para o cafezinho do dia a dia. 

Caso as sementes não tiverem sido semeadas no local definitivo e houver a necessidade de transplante das mudas, ele deve ocorrer de 30 a 35 dias após o cultivo. Uma dica e observar também se a planta já apresenta de quatro a seis folhas e em caso afirmativo o planto também já pode ser realizado.

Quanto transplantadas em canteiros às mudas devem possuir espaço de um metro entre as linhas e 0,5 metros entres plantas. Maiores espaçamentos tendem a gerar plantas com maiores inflorescências, mas a produtividade por área é normalmente maior com os menores espaçamentos. 

Os brócolis é uma hortaliça que necessita de boro e molibdênio para o seu desenvolvimento. Esses micronutrientes são encontrados em compostos orgânicos e em adubos químicos.

Irrigação

 O solo deve ser irrigado de forma a se manter sempre úmido, mas sem que fique encharcado para não danificar as raízes dos brócolis.

Colheita

Dependendo a cultivar escolhida a colheita dos brócolis pode se dar de 75 dias após o transplantio para o tipo ramoso há 100 dias para o tipo cabeça única.

Um cuidado que se deve evitar como tipo ramoso já que o mesmo se perde facilmente é deixar a colheita do mesmo para as horas mais frescas do dia.

Benefícios do brócolis

Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido. Algumas substâncias presentes nos brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras.

Excelente fonte de vitamina C. Boa fonte de vitamina A e de folato. Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais, rico em bioflavonóides e outras substâncias que protege contra o câncer, pouco calórico e com alto teor de fibras, o excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável. Além de nutritivo, os brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer.

Os brócolis também têm um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis. Também contém vitaminas e minerais essenciais em abundância, uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato. Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre. Os brócolis podem ser adquiridos durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores dos brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes.

Dica da horta

Os brócolis assim como o pimentão, cenoura, alface, beterraba e tomate também pode ser cultivado em um vasinho dentro de casa. Terraços, varandas e sacadas de apartamentos, pode-se utilizar qualquer espaço disponível para o cultivo, desde que a planta possa receber iluminação e irrigação adequadas.

Escolha se quer optar pela semeadura no vaso em pela compra de uma muda dos brócolis.

No caso de semeadura deve-se colocar de 2 a 3 sementes no centro do vaso, tendo como um cuidado colocar a semente no mínimo a 1 centímetro de profundidade.

Quando irrigar procure não molhar muito as folhas, para evitar o surgimento de fungos.

Como o espaço no vaso ocupa uma área pequena pode-se adquirir uma pequena quantidade de substrato ou composto orgânico para ajudar no crescimento da planta.

Gostou das dicas? Quer aprender mais sobre como plantar e montar uma linda horta em casa?  Então clique aqui e veja nossa lista de cursos recomendados.  Esses cursos vão ajudar você a conseguir fazer a sua Horta em Casa.

Gostou? Então deixe o se comentário aqui em baixo pra gente.

Fontes: revistagloboruralcptcursossitemedico.

Como montar uma horta domestica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.