Tempo de leitura: 5 minutos
Trazida da Europa a hortelã (Mentha piperita) herbácea perene se espalhou por todo o Brasil.
De fácil cultivo, adaptação e cultivares diferentes a hortelã está presente em diversas casas e jardins espalhados pelo mundo.
Além de ser uma planta usada para temperar e enfeitar vários pratos a hortelã é também uma planta medicinal e pode ser utilizada como antisséptico, anti-inflamatório e alívio de gases intestinais.
Com tanto sabor, facilidade de plantio e benefícios para o corpo a hortelão é uma ótima candidata para a nossa Horta em Casa, e nós vamos ensinar o passo a passo para você ter o seu pezinho em casa.
Preparando a estaquia da hortelã
A estaquia da hortelã consiste em pegar um galho de uma hortelã já adulta e mergulhar em água até que o galho tenha raízes para sobreviver sozinho na terra.
Para realizar o plantio da hortelã por esse método utilizei um ramo que ganhei. Esse ramo tinha várias folhas grandes e já bem desenvolvidas.
Procedimento para ajudar a hortelã a crescer
Para que o galho tivesse força para crescer forte e criar raízes mais rápido retirei as folhas de baixo e usei para fazer suco de couve com hortelã. Uma delicia.
Para um processo bem sucedido eu deixei apenas 4 folhinhas de cima do galho para que planta se concentre nas raízes
Com 15 dias na água o ramo se desenvolveu bem e até chegou a nascer alguns ramos de hortelã verde clarinho.
Não precisa deixar tudo isso na água, eu deixei porque não tive tempo para mudar a hortelã para um local definitivo, mas 7 dias são suficiente para a hortelã criar raízes.
Como nosso raminho já estava com boas raízes chegou a hora de colocarmos ele na terra.
Preparando o vasinho para receber nossa muda de hortelã
Com as muda de hortelã pronta para ser plantada nos começamos a preparar o vasinho que iria recebe-la.
Juntando o útil ao agradável aproveitei um vasinho que eu usava para deixar as roupas de molho, como o vasinho quebrou e seria jogado fora, então reaproveitei para plantar minha hortelã.
Como era um vasinho usado para lavar roupa ele não tinha os furinhos no fundo, e como eu já disse aqui no Horta em Casa, os furos são necessários para a drenagem da água dos vasinhos.
Aqui eu utilizo um ferro de solda para fazer os furos nos vasinho. Como são de plástico o ferro quente atravessa e faz os furos com muita facilidade e sem muito esforço.
Os furos são parte essencial do plantio em vasos, mas não é a única precaução que se deve ter. Para que a água não empoce no fundo do vasinho e acabe matando a sua hortelã também e necessário colocar no fundo um pouco de britas ou argila expandida.
Eu prefiro usar a argila expandida pelo fato de ser mais leve e por consequência o vasinho fica mais leve caso seja necessário movê-lo.
Para completar o sistema de drenagem do vasinho eu coloco um pouco de areia no fundo. A areia em conjunto com a argila expandida vai fazer um excelente sistema de drenagem para a hortelã. A água não vai empoçar no fundo.
Com o sistema de drenagem pronto preparei a terra para completar o vasinho.
Para melhorar ainda mais a drenagem do vasinho eu costumo misturar terra, esterco de galinha e um pouquinho de areia junto. Essa mistura faz com que a água não empoce e vá para o fundo do vaso onde será eliminada.
Após essa ultima mistura nosso vasinho já esta pronto para receber nossa mudinha de hortelã.
Plantando nossa muda no vasinho
Como a hortelã é uma planta rasteira a melhor forma é plantar o raminho deitando, assim ela vai criar outros caules mais facilmente.
Aqui fiz uma vala de dois centímetros para enterrar as raízes da minha hortelã.
Essa vala é o suficiente para a hortelã firmar as suas raízes.
Agora é só jogar terra para tampar as raízes e deixar os galhinhos que estão brotando fora da terra.
Para finalizar, como a hortelã inda não tem raízes firmes e como acabei de plantar não e bom regar com regador. Nesse caso eu faço a irrigação com o borrifador de água, ele vai borrifar pequenos jatos que vão deixar a terra úmida e não vai compactar e nem retirar a terra da hortelã.
A hortelã é uma planta de crescimento rápido e de fácil adaptação. Com dois meses após o plantio aqui no Horta em Casa ela já encheu o vasinho onde foi plantada.
Nessa última foto é possível ver como ficou a minha hortelã após dois meses de plantada no vasinho.
Agora tenho minha hortelã fresquinha e gostosa quando eu precisar para fazer meus sucos.
Link permanente
Obrigada Maicon Rissi. 🙂