Tempo de leitura: 3 minutos
No tempo dos nossos avós muitos possuíam uma pequena horta em casa, um espaço nos fundos do quintal utilizada para o cultivo de temperos e hortaliças para o consumo da família que se beneficiava de alimentos frescos e mais saudáveis.
Em meus tempos de criança quando meus pais me levavam ao supermercado eu podia ver ali algumas mudinhas variadas de hortaliças, frutas e plantas para jardim. Com o passar do tempo às pessoas deixaram essa pratica cair em desuso, à correria do dia a dia, as facilidades de compras de produtos semi prontos, as feirinhas e o crescimento das cidades fizeram com que as pessoas deixassem de lado o cultivo em casa.
Na busca por uma vida mais saudável a agricultura domestica esta novamente voltando a ganhar espaço nas cidades. Muitas revistas e sites publicaram diversos artigos sobre o tema e cada vez mais espaços públicos e privados estão se transformando com a agricultura, mesmo nas grandes cidades.
O projeto de uma horta domestica tem por finalidade despertar o interesse pelo consumo de alimentos mais saudáveis bem como demonstrar a possibilidade da prática da Agricultura Natural em espaços reduzidos, como apartamentos, casas e quintais.
Conceito de uma horta
Uma horta pode ser definida como um lugar, um espaço que se utiliza para se praticar a cultura hortícola. O termo horticultura vem do latim, hortus, que significa jardim.
Benefícios da horta doméstica
Vários especialistas defendem que os frutos, os legumes, as especiarias e temperos cultivados em casa possuem mais sabor e qualidade, além de serem mais saudáveis.
O cultivo em casa pode ainda diminuir os custos com a aquisição de verduras e legumes, além de proporcionar uma atividade física com os cuidados da horta. Com um pouco de espaço em casa já é possível produzir para o consumo da família e ainda vender o que exceder da produção.
Com alimentos cultivados em casa reduz-se o consumo de agrotóxicos e fertilizantes presentes nos alimentos, pois não são utilizador os compostos químicos no cultivo.
Cuidados básicos com a horta
Cuidado com a horta é essencial para mantê-la vistosa e saudável. Deve-se observar a adubação para adubar quando houver necessidade, observar quanto de sol e água casa espécie de planta necessita. Com pouco espaço em casa, o ideal e escolher as espécies que requerem cuidados simples. As hortaliças folhosas, por exemplo, alface, rúcula almeirão e os temperos como o manjericão, alecrim, tomilho, orégano, salsinhas e cebolinhas tem maior facilidade de desenvolvimento em canteiros diminutos.
O aparecimento de pragas significa que as plantas estão fracas e mal nutridas, pois quando bem cuidadas é mais difícil que as pragas apareçam.
Algumas receitas ecologicamente corretas podem dar fim as pragas, uma delas consistem em misturar água com vegetais, bater no liquidificador, coar e pulverizar sobre as plantas. Essa mistura consiste em folhas de tomateiro, dentes de alho, pimentas dedo de moça maduras e folhas de hortelã. Pode-se pulverizar a mistura sobre a alface, cebolinha, salsa, coentro, couve, etc. Isso manterá os insetos que se alimentam dessas plantas afastados.